Logo

Audiência na ALBA denuncia descaso do Itaú com os aposentados

                                                                 Fotos: Manoel Porto 

1.10 audiencia alba geral 5b74d

Bancários de diversas partes do estado participaram de uma Audiência Pública na Assembleia Legislativa da Bahia, nesta quarta-feira (1º/10), para discutir o problema do plano de saúde dos aposentados do Itaú. Após décadas de contribuição, os trabalhadores do maior banco privado do país que se aposentam são obrigados a migrar para um plano de saúde com altos valores de mensalidade, fazendo com que muitos fiquem sem assistência médica no momento que mais precisam.

Durante o evento, o movimento sindical e os trabalhadores denunciaram a falta de sensibilidade do Itaú com os aposentados, se recusando a negociar uma solução para o problema e até mesmo a participar de debates sobre o tema.

A Audiência foi presidida pelo deputado Bobô (PCdoB), autor da iniciativa, e contou com a presença dos deputados Fabricio Falcão e Euclides Fernandes; da vice-presidente da ALBA, Fátima Nunes, e do presidente da Comissão de Defesa do Consumidor e Relações de Trabalho, Junior Muniz.

1.10 audiencia alba mesa 361bf

Bobô reforçou o papel da ALBA em dar voz aos cidadãos e buscar soluções junto à Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), ao Ministério Público do Trabalho (MPT) e por meio de iniciativas legislativas. “A luta dos bancários aposentados não é apenas da categoria, mas um reflexo da sociedade que se deseja construir, onde direitos não são abandonados após décadas de trabalho”, destacou.

Ao final da Audiência foram feitos alguns encaminhamentos para a ANS, o MPT BA, Procon BA e a Comissão de Direito do Consumidor da OAB BA, solicitando que atuem junto ao movimento sindical nessa questão. Além disso, será pedido que o deputado federal Daniel Almeida (PCdoB) faça uma manifestação na Câmara Federal sobre a situação. Também será solicitado que a Comissão de Consumidor da ALBA envie uma manifestação à diretoria do Itaú sobre o caso em questão.

1.10 audiencia alba andreia 1b480

“Foi uma audiência muito rica, muitos bancários aposentados deram depoimentos extremamente fortes. O deputado do Bobó entendeu exatamente o tamanho da necessidade da luta dos aposentados do Itaú. Os outros deputados presentes também se comprometeram a nos ajudar nessa luta e a gente sai dessa audiência com uma sensação muito grande de que furamos a bolha. Precisamos avançar, sabemos que não é uma demanda fácil, que precisamos avançar. Sabemos que vai demandar apoio de outras entidades como Procon, do Ministério Público, da OAB, porque realmente sozinho o movimento sindical não consegue avançar”, ressaltou a presidente da Feebbase, Andréia Sabino.

Momento importante

A Audiência contou com a participação de muitos aposentados do Itaú, além de dirigentes da Federação dos Bancários da Bahia e Sergipe (Feebbase) e dos sindicatos da Bahia, Camaçari, Feira de Santana, Vitória da Conquista, Jacobina e Irecê. A CTB Bahia também marcou presença no evento, representada pelo seu vice-presidente, Hermelino Neto, que também é Secretário Geral da Feebbase.

Outra presença importante foi do presidente da Comissão de Direito ao consumidor, Jonas F. Maia.

1.10 audiencia alba luciana ce23a

Para a diretora da Feebbase e membro da COE Itaú, Luciana Dória, a audiência demonstrou a força e a união dos aposentados diante do drama causado pelo o Itaú: o aumento abusivo das mensalidades do plano de saúde. “Um plano de autogestão não pode se transformar em instrumento de exclusão. O que vemos hoje é a expulsão silenciosa dos aposentados, já que os valores cobrados chegam a superar até mesmo os planos de mercado, que têm finalidade lucrativa”.

O vice-presidente da CTB Bahia, Hermelino Neto destacou a importância do evento e o histórico de lutas dos bancários do Itaú. “Ao longo do tempo tivemos também muitas vitórias, a exemplo da gratificação semestral e PLR, esses valores que o banco pagava para os aposentados e para todas as pessoas, inclusive as licenciadas por motivo de doença, e a partir de 2010 ele deixou de pagar. E outra vitória foi incluir, no plano de aposentadoria complementar, todos os trabalhadores, que antes todos estavam, mas só uns tinham de fato direito.

1.10 audiencia alba externa 08fc2

A vice-presidente do Sindicato de Feira, Sandra Freitas, parabenizou o deputado Bobô e a Federação pela audiência, reafirmando importância desta luta para os bancários que dedicaram suas vidas para o banco e na hora que se aposentam ficam sem condições de pagar o seu plano de saúde. “Essa não é uma luta apenas dos aposentados, mas também dos funcionários que estão na ativa e de todos os bancos, pois todos pretendem se aposentar um dia”.

Já o presidente do Sindicato de Vitória da Conquista, Leonardo Viana, destacou a quantidade de adoecimento dos bancários nos últimos anos e como isso reflete a necessidade de ter o plano de saúde. “Somos de uma categoria que adoece muito no trabalho e que consequentemente demanda o plano de saúde tanto na ativa, quanto aposentados. Então, essa luta que os aposentados do Itaú estão fazendo hoje, com certeza é também a luta de nós bancários da ativa, porque tendemos a ser profissionais adoecidos quando nos aposentar, por causa da dinâmica que o trabalho nos impõe”.

Template Design © Joomla Templates | GavickPro. All rights reserved.