Logo

Audiência sobre plano de saúde dos aposentados do Itaú será na próxima semana

audiencia oposentados do itau alba 270bb

A Audiência Pública sobre o plano de saúde dos aposentados do Itaú na Assembleia Legislativa da Bahia acontece na próxima quarta-feira (1º/10), às 10h. A inciativa foi proposta pelo deputado Bobô (PCdoB) na Comissão de Defesa do Consumidor e Relações de Trabalho, após solicitação da Federação dos Bancários da Bahia e Sergipe e dos sindicatos associados.

O evento em Salvador é parte de uma mobilização nacional para denunciar a situação enfrentada pelos funcionários do maior banco privado do país, que são entregues à própria sorte na aposentadoria. Muitos precisam desistir do plano de saúde, já que a mensalidade dobra após o fim do período em que o banco contribui parcialmente para o custeio.

Os trabalhadores e as entidades sindicais estão mobilizados para conseguir uma solução para o problema. A situação se intensificou após o banco extinguir o período de manutenção da contribuição patronal ao plano de saúde dos aposentados — um direito que era garantido anteriormente pela Convenção Coletiva de Trabalho (CCT). Sem o subsídio, os ex-funcionários foram obrigados a migrar para planos individuais com mensalidades consideradas proibitivas: R$ 2.135,71 por pessoa, o que representa um custo de quase R$ 4.271,42 para um casal, mesmo no plano mais básico, com acomodação em enfermaria.

Entre as principais reivindicações do grupo estão a criação de uma faixa de plano específica para aposentados e a suspensão dos reajustes das mensalidades enquanto durarem as negociações.

Apesar de diversas tentativas de diálogo, o banco tem adotado uma postura intransigente. Desde outubro de 2023, o tema vem sendo tratado em um processo de mediação conduzido pelo Ministério Público do Trabalho (MPT). No entanto, nenhuma proposta concreta foi apresentada pelo Itaú até agora.

Template Design © Joomla Templates | GavickPro. All rights reserved.