Bancários da Bahia e Sergipe aprovam aumento real de 10% e valorização do piso
A 15a Conferência Interestadual dos Bancários da Bahia e Sergipe, que aconteceu neste final de semana (29 e 30/06) em Salvador, definiu a estratégia de luta e as reivindicações da categoria para a Campanha Salarial 2013 que serão levadas para a Conferência Nacional, que ocorrerá de 19 a 21 de julho, em São Paulo.

Veja abaixo os itens aprovados na Conferência Interestadual:
Participação dos sindicatos da base no Dia Nacional de Mobilizações e Greves, convocado pelas Centrais Sindicais para 11 de julho. Devem ser realizadas assembléias no dia 04/07 para decretação de greve e, em seguida, a publicação do Aviso de Greve, com o envio de oficio à PM informando a intenção de realizar manifestações públicas na data.
Participação no Dia Nacional de Luta contra o PL 4330 (PL da Terceirização), no dia 9 de julho, data prevista para a votação do projeto na Comissão de Constituição e Justiça da Câmara dos Deputados. À noite, devem ser realizadas assembléias para planejar a participação da categoria no dia 11.
Estratégia de negociação
- Mesa de negociação única com a Fenaban, concomitante com as mesas específicas.
Objetivo principal
- Valorização dos bancários (valorização do piso, aumento real de 10% + inflação do período e plano de cargos e carreira para todos os bancários – PCCS).
Manutenção de reivindicações da minuta anterior: empregos, condições de trabalho, PLR, etc.
Bandeiras novas: Vale-cultura de R$ 100, abastecimento dos caixas eletrônicos com numerário suficiente e pagamento de salários sem prazo definido aos afastados por licença-médica.
Bandeiras políticas
- Regulação do Sistema Financeiro;
- Redução dos juros e do superávit primário;
- Democratização da mídia;
- Reforma política democrática.
Calendário da campanha salarial da base da Bahia e Sergipe:
03/08 – II Encontro da Juventude Bancária, em Salvador;
17/08 – Seminário da Saúde do Trabalhador, em Itabuna;
29/08 – Audiência pública na Assembleia Legislativa da Bahia sobre segurança bancária.
