Logo

Bancários debatem a luta contra o golpe em congresso

“Este golpe é porco, as vísceras estão expostas”, afirmou o jornalista Paulo Henrique Amorim, ao falar sobre o processo de impeachment da presidente Dilma Rousseff, no 12o Congresso dos Bancários da Bahia, que acontece neste final de semana, no Gran Hotel Stella Maris, em Salvador.

12 congresso bahia 2016

Amorim iniciou a sua palestra, neste sábado pela manhã, criticando a entrevista do novo ministro da Fazenda, Henrique Meireles, que falou sobre as propostas do Governo Temer de definir idade mínima para a aposentadoria, o fim da indexação pelo salário mínimo dos benefícios e pensões e a prevalência do negociado sobre o legislado nas relações de trabalho.

Para o jornalista, este golpe contra Dilma em 2016 começou em Washington como o de 1964. Lembrou que os americanos treinaram o juiz federal de Curitiba Sérgio Moro e que Temer fornecia informações sobre a política brasileira ao cônsul americano. Além disso, o governo dos Estados Unidos deu declarações que o golpe no Brasil é legal.

12 congresso bahia 2016 3

Na avaliação de Amorim, houve uma conspiração da Policia Federal, do Ministério Público Federal e da Justiça, usando os instrumentos da democracia para destruir a democracia. “Esta classe média golpista se articulava, cada uma saia de sua toca para trabalhar a favor do golpe. À noite recebia um rumo, a trilha que devia percorrer, do Jornal Nacional”, denunciou. “Se organizavam reativamente, pela omissão, pela impotência programada do governo, que não teve capacidade ou não quis combater o golpe”, criticou.

Sobre os próximos passos dos golpistas, Amorim prevê que Edinho Silva, tesoureiro da campanha da reeleição, o ex-presidente Lula, e, possivelmente, a presidente Dilma poderão ser presos. Propõe que os partidos de esquerda lutem pela convocação de um plebiscito para eleições diretas já.

12 congresso bahia 2016 2

Participação – No Congresso, promovido pelo Sindicato da Bahia, estiveram presentes neste sábado parlamentares, autoridades, representantes dos sindicatos dos bancários do interior e da Federação dos Bancários da Bahia e Sergipe, como: o deputado federal Daniel Almeida (PCdoB) e a deputada federal Alice Portugal (PCdoB); o vereador Everaldo Augusto; o presidente da CTB-BA, Aurino Pedreira; o secretário do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte, Álvaro Gomes; e o presidente da Federação, Emanoel Souza.

Na abertura do evento, ao falar sobre a mobilização contra o processo de impeachment de Dilma Rousseff, Emanoel Souza afirmou que neste momento, mais do que defender o governo, estamos defendendo a democracia. “O golpe é contra a democracia. A questão não é se o governo é bom ou ruim, mas sim que é um governo de 54 milhões de votos¨, declarou. “A categoria bancária tem histórico de luta e enfrentamento. Temos que ganhar corações e mentes de resistência ao golpe”, conclamou Emanoel.

Template Design © Joomla Templates | GavickPro. All rights reserved.