Bancários promovem passeata em Salvador
Os bancários invadiram as ruas do Centro de Salvador durante passeata realizada na tarde desta quinta-feira (03/10). Com diversas palavras de ordem contra a intransigência do sistema financeiro, a categoria deu exemplo de participação, distribuiu informes sobre a paralisação, pediu mais uma vez a compreensão da sociedade e convocou a todos para a luta, que prioriza não apenas os interesses dos bancários mas, também, dos clientes.

Empregado da Caixa há 29 anos, Evaldo Vieira, diz que "os banqueiros sempre radicalizam e só negociam com greve". Ele destaca a participação da categoria nas históricas lutas dos trabalhadores e tem ótimas expectativas para 2013. "Com a pressão que estamos fazendo, os banqueiros vão ter de ceder".
O Sindicato tomou todas as providências e cuidados necessários de forma que a ordem e o respeito foram pontos fortes do início ao fim da passeata. O presidente, Euclides Fagundes, afirmou que a unidade dos bancários tem fortalecido o movimento.
Exemplo de solidariedade - Diversas categorias aliadas dos bancários marcaram presença em passeata realizada pelo Sindicato da Bahia, no Centro de Salvador. Entre os presentes, APLB (Sindicato dos Trabalhadores em Educação do estado da Bahia), CTB (Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil), Comerciários, Metalúrgicos, Sindbeb (Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Cervejas e Bebidas em Geral do Estado da Bahia), Sindsaúde.

Todos se pronunciaram a favor dos trabalhadores. Os comerciários, por exemplo, compreendem ser preciso fortalecer a luta e ir às ruas em busca de melhores condições de vida e trabalho. "Estamos aqui para exigir que os banqueiros apresentem uma proposta decente para valorizar os bancários", pontua o presidente do Sindicato dos Comerciários, Jaelson Dourado.
A participação da presidente do Sindsaúde, Inalba Fontenelle, traz denúncias contra o péssimo ambiente de trabalho. "A maioria dos bancários é explorada e, quando adoece, não obtém suporte dos patrões".
SEEB-BA
