Logo

Bancários protestam contra o fechamento do Itaú de Brotas

4.6 ato itau de brotas 2 824ce

Sem se importar com clientes e funcionários, o Itaú anunciou o fechamento da agência que funciona no Brotascenter, em Salvador. Para protestar contra a decisão, dirigentes da Federação dos Bancários da Bahia e Sergipe e do Sindicato da Bahia realizaram uma manifestação na frente da unidade nesta quarta-feira (4/6), que terá as atividades encerradas no dia 25 de junho.

Os dirigentes sindicais destacaram a importância da agência para o bairro, que é segundo mais populoso de Salvador. Serão 17 mil clientes prejudicados diretamente, entre eles cerca de 3 mil beneficiários do INSS, que recebiam seu salário próximo de casa e agora estão sendo deslocados para unidades distantes, como Pituba e Itaigara. Isso sem falar nos prejuízos para os comerciantes da região.

O fechamento prejudica ainda os funcionários da unidade, que ainda não sabem para onde serão transferidos após o encerramento da agência. Eles temem também pelo risco de demissões, tão comuns neste processo de reestruturação do banco, que segue diminuindo o número de postos de atendimento e o quadro de funcionários. O Itaú fechou 219 agências no ano passado e tem encerrado uma média de 14 unidades por mês em 2025.

Para a diretora da Feebbase e membro da Comissão de Organização dos Empregados (COE) do Itaú, Luciana Dória, "essa é uma situação preocupante e demonstra a falta de empatia e responsabilidade social do banco privado mais lucrativo do país. O fechamento acelerado das agências do Itaú, está provocando desemprego e impactando a acessibilidade do atendimento presencial ao deslocar contas para bairros mais distantes, essa atitude viola veementemente as normas do Banco Central e o direito consumerista de milhares de clientes! Não podemos aceitar essa abusividade."

No ato, os dirigentes chamaram à atenção também para a política gananciosa do banco, que tem empurrado cada vez mais os clientes para o atendimento digital, sem se importar com os riscos que eles correm a realizarem as operações. Eles convidaram a população a se unir ao movimento sindical para protestar contra a situação.

“Fizemos um grande ato hoje em Brotas, para denunciar o fechamento dessa importante agência em Salvador. O desrespeito do Itaú só cresce. O fechamento de agências como Brotas, Cabula, Imbui, traz uma preocupação muito grande com relação ao atendimento em Salvador. Sabemos que é um movimento nacional, sabemos que o banco tem feito esse fechamento de agências de forma generalizada, mas o encerramento de agências grandes, em bairros populosos como esses, vai trazer grandes prejuízos para clientes. Então, nós vamos protestar, nós vamos convocar a população que nos ajude a enfrentar e lutar contra esse fechamento desenfreado das agências do Itaú”, destacou a presidente da Feebbase, Andréia Sabino.

Template Design © Joomla Templates | GavickPro. All rights reserved.