Bancários protestam contra o fechamento do Itaú em Cruz das Almas

Os bancários se uniram à população de Cruz das Almas nesta quarta-feira (15/10), em um grande protesto contra o fechamento da agência do Itaú, a única da cidade de mais de 63 mil moradores, no Recôncavo Baiano. O ato reuniu vereadores do município, empresários locais, clientes e moradores, além de representantes da Federação dos Bancários da Bahia e Sergipe, do Sindicato da Bahia e do Sindicato de Feira de Santana.
A manifestação é mais ação para denunciar à sociedade a postura do Itaú, que marcou o encerramento da agência para o dia 22 de outubro, sem se importar com os impactos para os 7.200 clientes e 815 beneficiários do INSS, que são atendidos atualmente pela unidade. Com o fechamento, eles agora terão que se deslocar para a cidade de Santo Antônio de Jesus, a quase 60km de distância, para conseguir atendimento.
O Itaú repete em Cruz das Almas a política de fechamento de unidades que vem implementando em todo o país, deixando populações inteiras sem banco. Esta postura fere o direito do cliente de ter acesso ao atendimento presencial e humanizado, além de prejudicar o comércio local, principalmente nas cidades do interior. O encerramento das unidades prejudica também os bancários, que são demitidos ou transferidos para outras cidades.
