Bancários realizam ato em defesa da Caixa 100% pública
Os sindicatos da base da Bahia e Sergipe participaram do Dia Nacional de Luta em Defesa da Caixa 100% Pública e contra o PLS 555/2015 nesta segunda-feira (14). O objetivo é mobilizar os trabalhadores do banco na tentativa de barrar o projeto, que trata do Estatuto das Estatais e ameaça empresas públicas federais, estaduais e municipais.


Em Salvador, foi realizado um ato, a partir das 12h, no edifício 2 de Julho, Paralela. Estavam presentes na manifestação dirigentes sindicais da Federação e do Sindicato da Bahia, que receberam o apoio dos funcionários da Caixa. Também aconteceram protestos em Feira de Santana e Aracaju, na agência Centro.

O Projeto de Lei do Senado (PLS) 555/2015 é um ataque direto ao patrimônio do povo, pois propõe transformar estatais em empresas gerenciadas pela Lei das Sociedades Anônimas. Assim, projetos como o Minha Casa, Minha Vida e Bolsa Família poderiam ser cancelados. Além disso, representa o fim da participação de representantes dos trabalhadores nos conselhos de administração das estatais.
Mensagens estão sendo enviadas aos senadores para pressionar a retirada do PLS 555 de tramitação. Basta acessar o site www.senado.gov.br/senadores/senadoresPorUF.asp. O projeto é de iniciativa dos tucanos Tasso Jereissati (CE) e Aécio Neves (MG) e, se aprovado no Senado, vai para a votação na Câmara Federal.
"Temos que estar atentos para tirar a PLS 555 da pauta do Senado. A sua aprovação obriga a Caixa e todas as estatais a abrirem o seu capital", alertou o presidente da Feebbase, Emanoel Souza.
