Logo

Bancos fecharam 1.197 vagas no 1º trimestre de 2025

2025 pesquisa do emprego bancario 2ab74

Na contramão do crescimento dos lucros, os bancos seguem fechando postos de trabalho. No primeiro trimestre de 2025 foram eliminadas 1.197 vagas, sendo 1.111 apenas em março. Em 12 meses, o corte foi ainda mais expressivo: 7.473 empregos a menos. Os dados da Pesquisa do Emprego Bancário (PEB) feita pelo Dieese, com base no Novo Caged, do Ministério do Trabalho e Emprego.

O maior número de vagas fechadas foi nos Bancos Múltiplos com Carteira Comercial, com a eliminação de 5.408 vagas em 12 meses. A Caixa Econômica Federal (CEF) foi responsável por -2.901 postos no período, resultado diretamente ligado aos Planos de Desligamento Voluntário (PDVs) promovidos pela empresa.

Segundo o Dieese, a análise por área ocupacional revela que o maior impacto ocorreu nas atividades diretamente relacionadas à função bancária, com retração de 9.105 postos em um ano, atingindo principalmente caixas, escriturários e gerentes. As áreas administrativa e de atendimento ao público também apresentaram saldos negativos, ainda que em menor escala.

Na contramão desse cenário, a área de Tecnologia da Informação foi a única com crescimento significativo: foram criadas 1.842 vagas em 12 meses. O dado evidencia a reconfiguração do setor, com corte de funções tradicionais e ampliação de postos ligados à tecnologia.

Essa disparidade reflete a política dos bancos em fechar agências, demitir bancários e empurrar os clientes para os meios digitais de atendimento. Este processo é uma ameaça ao emprego da categoria, que tem um papel essencial para o desenvolvimento do país.

Outro dado preocupante diz respeito à ausência de contratações por primeiro emprego no setor bancário nos últimos 12 meses, o que pode indicar a não efetivação de jovens aprendizes e estagiários ou falhas no registro pelos bancos. Das admissões realizadas no período, 96% foram por reemprego e apenas 4% correspondem à reintegração de trabalhadores.

No mesmo intervalo, 50,8% dos desligamentos foram sem justa causa, 42,1% a pedido e 3,6% com justa causa. Não houve registros de desligamentos por aposentadoria.

Template Design © Joomla Templates | GavickPro. All rights reserved.