Logo

Bancos fecharam 17.905 vagas em 2017

demissao

Entre janeiro e dezembro de 2017 os bancos que atuam no Brasil fecharam 17.905 postos de trabalho em todo o país, segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados – CAGED. A Bahia perdeu 673 vagas e Sergipe 107.

 A campeã em demissões foi a Caixa Econômica Federal, que demitiu  6.995 empregados, sendo 3.039 em março e 2.302 em agosto, meses de finalização dos Programas de Desligamento Voluntário (PDV´s).

Os bancos múltiplos com carteira comercial, categoria que engloba o Itaú, Santander, Bradesco e Banco do Brasil, extinguiram juntos 10.534 empregos. Entre os demitidos, a maioria foi de bancários entre 50 e 64 anos. O que não surpreende ninguém, uma vez que os bancos costumam dispensar aqueles trabalhadores mais experientes para contratar mão de obra mais jovem e com salário menor.

A demissão sem justa causa foi a principal forma de desligamento, o que mostra o caráter perverso dos bancos, que simplesmente dispensam os trabalhadores para cortar gastos ou contratar outro mais jovem. O resultado desta política afeta diretamente a saúde física e mental do bancário, que sofre com o acúmulo de trabalho, a pressão constante pelo cumprimento de metas abusivas e o medo de perder o emprego. 

 

Template Design © Joomla Templates | GavickPro. All rights reserved.