Logo

Bancos fecharam quase 6 mil vagas até maio

protesto santander bahia 48dca

Mesmo com lucros bilionários e perspectivas de aumento dos ganhos, os bancos brasileiros continuam fechando postos de trabalho. Foram 5.998 vagas a menos apenas nos cinco primeiros meses de 2016, segundo a Pesquisa do Emprego Bancário (PEB), divulgada nesta quarta-feira (29/6), pela Contraf, em parceria com o Dieese, com base nos números do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) do Ministério do Trabalho.

Na Bahia, foram 64 vagas de emprego fechadas nos bancos. Já em Sergipe, a situação foi diferente, com a criação de 15 novos postos de trabalho.

A análise por setor de atividade econômica demonstra que os bancos múltiplos, com carteira comercial, com grandes instituições como Itaú, Bradesco, Santander, Banco do Brasil e HSBC, foram os principais responsáveis pelo saldo negativo, com o fechamento de 4.637 vagas, 77% do total. A Caixa reduziu, sozinha, 1.368 postos, aproximadamente 23% do total.

Além do corte de vagas, a rotatividade continuou alta nos últimos cinco meses. Os bancos brasileiros contrataram 9.050 funcionários e desligaram 15.048. A pesquisa mostra também que o salário médio dos admitidos pelos bancos foi de R$ 3.629,58, contra o salário médio de R$ 6.652,68 dos desligados. Assim, os trabalhadores que entraram nos bancos receberam valor médio equivalente a 54,6% da remuneração dos que saíram.

Esta política só demonstra a falta de compromisso dos bancos com as condições de trabalho dos funcionários e a qualidade do serviço prestado aos clientes. A  diminuição do número de bancários reflete diretamente no aumento das filas nas agências, enquanto a rotatividade potencializa a possibilidade de erros e a pressão sobre o trabalhador.

Os dados reforçam a necessidade de que os bancários participem da campanha salarial, que está começando. Só com a mobilização de todos será possível conquistar garantia de emprego e melhores condições de trabalho. 

Template Design © Joomla Templates | GavickPro. All rights reserved.