Bloco Resistência levou protestos com humor ao Carnaval de Aracaju
Nos bairros do centro de Aracaju, o alegre e irreverente Bloco Resistência chamou à atenção dos foliões e de moradores das ruas do trajeto da festa carnavalesca, Rasgadinho. O bloco organizado pelo Sindicato dos Bancários (SEEB/SE), contou com apoio e participação de lideranças da CTB/SE, Sindifisco, Sintese, Sintrase e Sindicato dos Radialistas.

No meio à diversidade de blocos, do colorido das fantasias e dos ritmos de fanfarras, o Bloco Resistência saiu às ruas no sábado de Carnaval, dia 6, acompanhado da bandinha "Os Feras do Frevo".
Irreverente, o bloco satirizou políticos nacional e local com mosquitos estilizados caracterizados pelo Aedes Aegypti (transmissor do dengue e também do Zika e Chikungunya) e pelo Borrachudo.

Cada inseto representava um político: 'Xô Cunha' (alusivo ao presidente da Câmara Federal envolvido investigado na Operação Lavo Jato e um dos principais articuladores de projetos de leis que propõe a privatização e terceirização e a retirada de direitos e conquistas dos trabalhadores); 'Zika Moura' (alusivo ao deputado federal (SE) aliado de Eduardo Cunha. Contava ainda com o mosquito 'Jeffercefalia Mãos de Tesouras' (alusivo ao secretário Estadual da Fazenda, por não pagar os benefícios dos Planos de Cargos e Carreiras – PCCVs e nem os reajustes inflacionários dos salários dos servidores estaduais e o mosquito 'João Borrachudo' (prefeito de Aracaju criticado pelo aumento exorbitante das tarifas do ônibus e do IPTU).
"Este ano, a nossa intenção foi a de juntar a alegria aos temas da saúde pública e da política brasileira. Pela gravidade e urgência, levamos às ruas o reforço da campanha de prevenção ao mosquito transmissor da dengue que também transmite infecções como Zika vírus e Chicungunya. E ao lado dessa mobilização, o SEEB/SE e sindicatos amigos, decidimos também levar ao Carnaval nossas críticas a políticos do Congresso Nacional que fazem ataques violentos aos diretos dos trabalhadores, em especial às conquistas das mulheres e da juventude e a sobrevivência das históricas e robustas empresas públicas, como o presidente da Câmara Eduardo Cunha (PMDB)", destacou a presidenta do SEEB/SE, Ivânia Pereira.
Erradicação de 'mosquitos' - Com uma coreografia simples e alegre, os mosquitos do Bloco Resistência conquistaram o público. No cortejo do Rasgadinho, adultos e crianças se divertiram com os 'insetos' e encenavam erradicá-los, pulverizando espuminhas de spray de carnaval. Muitos fizeram selfs (fotos para as redes sociais).
Sob a coordenação do arte-educador Raimundo Nonato, as fantasias dos insetos foram confeccionados pelo artista Eduardo Freitas que já trabalhou com o carnavalesco Joãosinho Trinta.
Os "mosquitos" também foram os motivos dos estandartes do Resistência". No abadá do bloco, o símbolo foi o mascote do bloco, Papagaio Falante.
Logo depois da Comissão de Frente, como uma espécie de abre-alas estavam as lideranças do SEEB/SE e dos amigos dos bancários e bancarias: CTB e dos sindicatos Sindifisco, Sintrase, Sintese e do Sindicato do Radialistas. Vejam fotos aqui.
Por Déa Jacobina Ascom SEEB/SE
