Caixa também não apresenta propostas sobre saúde
Em busca da renovação do Acordo Coletivo de Trabalho (ACT), a Comissão Executiva dos Empregados (CEE) se reuniu com a direção da Caixa nesta sexta-feira (26/7), em São Paulo, para discutir as questões envolvendo saúde e condições de trabalho no banco. Esta é a quarta rodada de negociação específica da campanha nacional 2024 e a Caixa ainda não apresentou nenhuma resposta às reivindicações dos bancários.
Antes mesmo de iniciar os debates da pauta do dia, a CEE entregou formalmente a sua proposta referente à solução do equacionamento e reivindicou, mais uma vez, a instalação do Grupo de Trabalho (GT) tripartite para discutir a Funcef.

Em seguida, a Caixa apresentou os programas de Saúde Integral que estão em funcionamento na empresa. Informou também os índices de absenteísmo do banco.
A reunião prosseguiu com os representantes da CEE apresentando e fundamentando os itens referentes à saúde que estão na minuta, tais como: suplementação do auxílio doença, adicional de insalubridade e periculosidade, licença para tratamento de saúde, CIPA, Saúde Caixa, PCMSO, dentre outros temas correlatos.
A Caixa recebeu as reivindicações e, mais uma vez, informou que só apresentará posição sobre os temas tratados no início de agosto. Uma decepção!
Para Emanoel Souza, “é fundamental que a Caixa instale imediatamente o grupo tripartite sobre a Funcef e que apresente uma proposta global sobre tudo o que já foi discutido nessas quatro rodadas de negociação”, ressaltou o secretário geral da Federação dos Bancários da Bahia e Sergipe, que integra a CEE Caixa.
Gipes
Ao final da reunião, a Caixa informou os nomes dos empregados que vão assumir as Gipes, a partir do dia 5 de agosto. A Gipes Salvador, que coordena os trabalhos na Bahia, Sergipe, Alagoas e Pernambuco, será dirigida por Cláudia Mierlo, ex-coordenadora da Gipes de Porto Alegre.
A próxima rodada de negociação acontece no dia 7 de agosto e os empregados esperam que a Caixa traga respostas para as reivindicações apresentadas.
