Campanha por juros baixos segue nesta terça-feira

Entidades sindicais e dos movimentos sociais realizarão manifestações em diversas cidades do país nesta terça-feira (12/12), dia em que se inicia a última reunião do Comitê de Políticas Monetárias (Copom) do Banco Central (BC) de 2023. O objetivo e pressionar pela redução da taxa de juros da economia (Selic), que está em 12,25% e apesar da queda nos últimos meses, continua muito alta.
O movimento sindical avalia que redução precisa ser maior, para que Selic fique pelo menos abaixo de dois dígitos. Isto é essencial para aumentar os investimentos nos setores produtivos da economia, com a geração de mais empregos e renda para a maioria do povo brasileiro. Os juros altos favorecem apenas os rentistas e especuladores do mercado financeiro.
A campanha #JurosBaixosJá começou em fevereiro, quando a Selic estava sendo mantida em 13,75%, desde agosto de 2022, e seguiu nesse patamar até agosto deste ano. Essa mobilização foi importante para o início de um ciclo de queda da Selic, que está atualmente em 12,25% ainda muito longe do ideal.
As concentrações dos atos desta terça-feira vão acontecer em frente dos prédios do Banco Central. Nas cidades onde a entidade não tem sede, os sindicatos chamam a concentração para locais de grande circulação. Entre 11h e 12h também ocorrerão ações nas redes sociais, com a hashtag #JurosBaixosJá, com a marcação do Banco Central (@BancoCentralBR) nas postagens.
