Campanha salarial chega às agências de Salvador
O Sindicato dos Bancários da Bahia promoveu nesta terça-feira (13/08) visitas às agências bancárias de uma das avenidas mais movimentadas de Salvador, a Sete de Setembro. O objetivo é prestar esclarecimentos aos funcionários e clientes sobre a campanha salarial, além de chamar a atenção para os perigos do projeto de lei 4330, que escancara a terceirização.

De acordo com o presidente do SBBA, Euclides Fagundes, a sociedade precisa ficar atenta ao PL, pois direitos importantes dos trabalhadores, conquistados com muita luta, podem ser pedidos somente para beneficiar os empresários. "Os bancos, assim como os demais patrões, não têm compromisso com o trabalhador. Por isso, defendem o projeto".
Euclides Fagundes lembra que a categoria bancária é uma das mais atingidas pela prática. Tem mais, o terceirizado, além de não ter representação sindical, ganha 27% a menos, tem jornada de trabalho maior, e sofre mais acidente de trabalho. Para completar não tem suporte da empresa, já que não há vínculo empregatício.
Além da terceirização, as manifestações chamam a atenção para a insegurança nas agências, situação vivida também pelos clientes. Glauber Sento Sé, 21 anos, faz questão de falar sobre o problema. "A sensação dentro das agências é de total insegurança. Um absurdo, pois pagamos taxas altíssimas é não temos retorno" afirma.
Movimento em tom criativo
A irreverência e a criatividade dão o tom das manifestações realizadas pelo Sindicato da Bahia. Por onde os diretores passam chamam a atenção de bancários e clientes sobre a necessidade da mobilização para convencer os bancos a investirem na melhoria do atendimento e das condições de trabalho.
Uma banda de música acompanha o movimento que, com muita irreverência, convoca bancários e clientes a cobrarem mais respeito dos banqueiros. Fim das filas, do assédio moral, segurança e melhores condições de trabalhão são algumas das bandeiras destacadas.
Um grupo teatral se encarrega de retratar, de forma bastante descontraída, o dia a dia nas unidades bancárias e a ganância dos banqueiros pelo lucro fácil. Nos próximos dias, outras aéreas de Salvador serão visitas.
Seeb Bahia
