Centrais realizam nesta sexta Dia Nacional de Luta e Paralisações
Nesta sexta-feira, dia 30, as centrais sindicais realizam o Dia Nacional de Luta e Paralisações em todo o Brasil. O objetivo é reafirmar junto ao Governo Federal a pauta de reivindicações dos trabalhadores. Em São Paulo, serão concentrados atos de caráter nacional, com a presença dos principais dirigentes do movimento sindical do país. Na Bahia e Sergipe, os bancários aprovaram a participação nos protestos.

Para o secretário-geral da CTB, Wagner Gomes, será importante para as centrais darem continuidade às greves e mobilizações que paralisaram mais de 3 milhões de trabalhadores e trabalhadoras em todo o país, no último dia 11 de julho. "A unidade é a chave para obtermos mais conquistas. Devemos estar ao lado dos movimentos sociais e populares nessa luta", afirmou o dirigente, para em seguida destacar a importância de todos os estados se organizarem. "Contamos com a mobilização das seções estaduais da CTB e das demais centrais por todo o país", completou.
A paralisação foi convocada pelas oito principais centrais sindicais brasileiras, que construíram uma pauta unificada que prevê:
- Contra o PL 4330, sobre terceirização.
A votação do PL 4330/04 que amplia a terceirização no Brasil está agendada para o próximo dia 3 de setembro. Esse projeto vai afetar toda a classe bancária, tanto nos bancos públicos quanto nos privados.
- Redução da Jornada de trabalho para 40 horas semanais, sem redução de salários;
- Fim do fator previdenciário;
- 10% do PIB para Educação;
- 10% do Orçamento da União para a Saúde;
- Transporte público e de qualidade/mobilidade urbana;
- Valorização das Aposentadorias;
- Reforma agrária;
- Suspensão dos Leilões de Petróleo.
