Cinco maiores bancos lucram R$ 18 bi no trimestre

Os cinco maiores bancos em operação no país – Itaú, Bradesco, Banco do Brasil, Caixa e Santander lucraram juntos R$ 18 milhões nos primeiros três meses de 2020. Mesmo com a queda média de 27,5%, devido ao aumento das provisões para devedores duvidosos (PDD), o ganho continua fantástico, principalmente se comparado aos outros setores da economia.
Uma análise do Dieese mostra que as despesas com PDD cresceram, em média, 43,2%, o que, em valores absolutos, chegou a R$ 9,2 bilhões. Dos cinco, apenas a Caixa atendeu à resolução do Banco Central que os liberava de reforços nas provisões das renegociações e reduziu a PDD em 28,8%. O destaque contrário fica com o Itaú, que ampliou as despesas em 161,5%.
Para o Dieese, a medida é exagerada, pois as taxas de inadimplência atuais dessas instituições não justificam, ainda, esse reforço nas PDDs. As taxas para atrasos superiores a 90 dias estão relativamente baixas, pois, no 1º trimestre, elas ficaram entre 3% no Santander e 3,7% no Bradesco, por exemplo.
Em busca de fazer o lucro voltar a crescer, os bancos continuam fechando agências em todo o país. Em 2020, já são 283 unidades fechadas, sendo 194 depois que começou a pandemia causada pelo covid-19. Existe ainda a possibilidade de que agências fechadas temporariamente não voltem a abrir após a pandemia.
Os bancários também estão preocupados com a possibilidade de perda do emprego. O movimento sindical conquistou um compromisso dos bancos de não demissão neste período, mas não há segurança sobre a postura das instituições financeiras após a volta à normalidade.
