Comando debate campanha salarial e importância dos sindicatos
Na reunião do Comando Nacional dos Bancários, que aconteceu nesta quarta-feira (28/02), em São Paulo, ficou definido que será realizada uma campanha nacional junto à categoria para reforçar a necessidade e a importância das entidades sindicais no momento atual do país. Durante o encontro, foram discutidos calendário de luta, estratégia, homologação das demissões e contribuição sindical.

Como representantes da base da Bahia e Sergipe, participaram da reunião o presidente da Federação, Hermelino Neto, e os diretores Emanoel Souza e Eduardo Navarro; e a presidenta do SEEB-SE, Ivânia Pereira.
Na avaliação do Comando, o fim da obrigatoriedade de homologação das rescisões nos sindicatos traz prejuízos para os trabalhadores, que estarão à mercê dos patrões. Será aberta negociação com a Fenaban (Federação Nacional dos Bancos) para reverter a posição que alguns bancos têm adotado na hora das rescisões.
Sobre a contribuição sindical, a orientação é que seja aprofundado o debate com a categoria sobre a sustentação financeira das entidades como forma de viabilizar a luta. Na reunião, também foram debatidos o calendário dos bancos estaduais e regionais, campanha salarial, as eleições coorporativas e o balanço dos bancos, com dados de emprego.
A próxima reunião do Comando Nacional dos Bancários será realizada no dia 20 de março, em São Paulo.
