Comando e Fenaban discutem riscos de contaminação por bisfenol

A proteção da saúde dos trabalhadores é pauta central para o movimento sindical. Na quarta-feira (8/10), o Comando Nacional dos Bancários se reuniu com a Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) para debater os riscos de contaminação por bisfenol A (BPA) e bisfenol S (BPS), componentes de papéis térmicos utilizados em impressoras e terminais eletrônicos.
Na mesa, o Comando reivindicou que os bancos adotem medidas para afastar qualquer risco de contaminação dos trabalhadores, adotando papéis térmicos sem o BPA e o BPS, que já estão disponíveis no mercado. Os representantes dos bancários apresentaram também os resultados de estudos que mostram os riscos de contaminação pelo manuseio de papeis com estas substâncias.
Inclusive, já existe um projeto de lei em tramitação no Congresso Nacional que proíbe a fabricação e a importação de papéis térmicos que contenham o BPA e o BPS em concentrações iguais ou superiores a 0,02% de seu peso. O PL 2844/24 foi aprovado em junho pela Comissão de Defesa do Consumidor, na Câmara dos Deputados e aguarda apreciação em outras comissões.
Proposta de novo estudo
Ao final do encontro, a representação da Fenaban solicitou ao Comando Nacional os estudos que foram apresentados e sugeriu incluir outros entes no desenvolvimento de pesquisas sobre os impactos do BPS na saúde dos bancários e bancárias.
A representação dos trabalhadores, por sua vez, sugeriu buscar entidades e pessoas especializadas na discussão. Mas, reafirmou a reivindicação da substituição imediata do material, enquanto os estudos são realizados. Afinal, a prevenção é sempre a melhor medida.
