Encontro Nacional do Itaú aprova pauta de reivindicações

Emprego, saúde, condições de trabalho, remuneração, segurança bancária, diversidade, convênio médico e ramo financeiro estes foram os pontos principais da pauta de reivindicações específicas aprovada no Encontro Nacional dos Funcionários do Itaú, realizado nesta quinta-feira (6/6), em São Paulo.
O documento será encaminhado para debate e aprovação na 26ª Conferência Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro, que acontece entre sexta-feira (7) e domingo (9), e posteriormente entregue ao banco, para negociação e renovação do Acordo Coletivo de Trabalho (ACT).
O Encontro reuniu trabalhadores de todo o país para debater os problemas do dia a dia e as estratégias de luta para campanha nacional deste ano. A delegação da Bahia e Sergipe contou com oito participantes, que levaram muitas contribuições para o evento.
Logo na abertura, o presidente da Federação dos Bancários da Bahia e Sergipe, Hermelino Neto, que também representou a CTB, falou dos desafios da campanha deste ano, diante dos constantes ataques aos direitos dos trabalhadores, como o retrocesso aprovado na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado contra a contribuição negocial. “A intenção é esvaziar o papel dos sindicatos, enfraquecer os sindicatos e nós temos que reagir em relação a isso”.

Neto defendeu ainda, a necessidade de incorporar os trabalhadores do ramo financeiro, que são precarizados, peijotizados e que não têm os mesmos direitos da categoria, no guarda-chuva da convenção coletiva de trabalho dos bancários.
Amplo debate
Para o coordenador da Comissão de Organização (COE) do Itaú, Jair Alves, “O encontro reforçou a importância do diálogo e da negociação para enfrentar os desafios e avançar em pautas essenciais para a categoria, ao mostrar que a união dos trabalhadores é fundamental para conquistar melhorias e garantir direitos”.
A primeira mesa de trabalho do encontro focou na análise de conjuntura, com a presença de Ivone Maria da Silva, presidenta do Instituto Lula, que destacou a complexidade de realizar essa análise nos últimos anos.
O encontro continuou com uma análise do balanço do primeiro trimestre da holding e dos dados de 2023, feita pela economista e técnica do Dieese Cátia Uehara, uma apresentação do Diretor-presidente da Fundação Itaú, Reginaldo José Camilo, e debates sobre as ações do Grupo de Trabalho (GT) de Saúde e sobre diversidade e segurança bancária.
Ao final do encontro, Valeska Pincovai e Maria Izabel Menezes foram escolhidas como as novas coordenadoras da COE Itaú.
