Logo

Falta conhecimento sobre o câncer de mama

outubro rosa b7871

No Brasil desde 2002, o Outubro Rosa vem conscientizando mulheres da importância do exame. Porém, de acordo com o levantamento “Câncer de mama hoje: como o Brasil enxerga a paciente e sua doença?”, realizado pelo Ibope Inteligência, 77% da mulheres confiam mais na própria avaliação em casa.

A mamografia consegue detectar tumores, logo no início, quando eles ainda tem milímetros, o que é extremamente importante. Além de aumentar as chances de sucesso no tratamento, diminui a possibilidade do câncer se espalhar pelo resto do corpo, a chamada metástase.

A pesquisa apontou também que 53% das entrevistadas acreditam que a mamografia não precisa ser repetida futuramente quando não são encontradas alterações. A sociedade médica recomenda que mulheres acima de 40 anos realizem o exame anualmente.

Para 73% dos participantes, a grande causa do câncer de mama é a herança genética, quando na verdade, essa corresponde a 10% dos casos. Outras questões já foram identificadas como fatores de risco, como por exemplo, ter uma menopausa tardia, primeira menstruação precoce, abusar do álcool e consumir alimentos processados.

O câncer de mama não pode e não deve ser ignorado pela população brasileira. Esse é o tipo de tumor que mais mata mulheres no Brasil e, de acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA), são estimados 59.700 casos novos em 2019.

Por: Carolina Portela

Template Design © Joomla Templates | GavickPro. All rights reserved.