Logo

Federação e sindicatos reúnem-se com representantes do Santander

Para tratar de questões de interesse dos funcionários do Santander, a Federação dos Bancários e os sindicatos filiados reuniram-se com os representantes do banco nesta terça-feira (13), em Salvador. Na oportunidade, foram discutidos temas como contribuição sindical, homologações de demissões sem os sindicatos, condições de trabalho, plano de saúde, mudança de data do pagamento e liberação de dirigente sindical.

reuniao santander 78a81

O banco espanhol afirmou de forma intransigente que cumprirá a lei (Reforma Trabalhista) e não levará em conta o papel dos sindicatos nas homologações das demissões e as decisões das assembleias da categoria que aprovaram a contribuição sindical. As entidades sindicais destacaram que as assembleias são soberanas e foram realizadas de forma democrática e convocadas por edital público e os trabalhadores não podem ficar sem auxílio do sindicato no momento de sua demissão.

Sobre o plano de saúde, as entidades sindicais denunciaram mais uma vez os problemas referentes à mudança na assistência médica dos empregados, que passou do Bradesco Saúde para Sul América, com a redução da rede credenciada. O banco afirmou que não tinha resposta sobre o tema.

Em relação à mudança na data de pagamento do funcionalismo, que não receberá o salário mais no dia 20 e sim no dia 30, o Santander justificou alegando adequação ao eSocial. Os dirigentes sindicais lembraram que a alteração da data trará imenso prejuízo aos bancários, pois algumas despesas não permitem mudar as datas de vencimento.

Os sindicatos informaram ao banco as constantes denúncias que recebem sobre transtornos nas condições de trabalho nas agências, como muito calor em decorrência de equipamentos de ar condicionado quebrado, problemas nas máquinas de autoatendimento, portas giratórias sem funcionar, quantidade insuficiente de funcionários, sobrecarga de trabalho e denúncias de assédio moral.

Na encontro, foi solicitada também, mais uma vez, a liberação da dirigente sindical Thaíse Cerqueira, 2ª secretária da Federação e vice-presidente do Sindicato dos Bancários de Camaçari, reafirmando a necessidade da diretora atuar no movimento sindical, principalmente, neste momento em que os trabalhadores enfrentam muitos desafios diante da Reforma Trabalhista.

Participaram da reunião o vice-presidente da Federação, José Antônio; os presidentes do dos sindicatos dos bancários da Bahia, Augusto Vasconcelos, de Camaçari, Ronaldo Nascimento, e de Feira de Santana, Sandra de Freitas; os diretores do SEEB-BA, Adelmo Andrade e Célio Pereira, e da FEEB, Francisco Vieira, Erivaldo Sales, Grassa Felizola, Guilherme Santos e Claudevir Moraes. Como representantes do Santander, estiveram presentes a superintendente e a gerente de RH do Santander, Fabiana Ribeiro e Vanessa Monti, respectivamente; o superintendente regional de Salvador e Lauro de Freitas, Thiago Mendonça; e a especialista em Gestão de Pessoas, Luciana Lopes.

Template Design © Joomla Templates | GavickPro. All rights reserved.