Logo

Feebbase completa 49 anos nesta quinta-feira

fachada federacao 1 b88b2

Hoje, 16 de novembro, é um dia muito especial para a Federação dos Bancários da Bahia e Sergipe. A entidade completa 49 anos de luta em defesa de emprego, saúde, segurança e melhores salários para os trabalhadores do setor bancário brasileiro.

A Feebbase foi fundada no dia 16 de novembro de 1968, em uma assembleia no auditório do Sindicato dos Conferentes e Condutores de Cargas e Descargas do Porto de Ilhéus, com a participação de representantes dos sindicatos de bancários da Bahia, Sergipe, Ilhéus, Itabuna, Feira de Santana e Vitória da Conquista.

Participaram da fundação Carlos Luciano da Fonseca e Moacyr Côrtes, do Sindicato da Bahia; José Trindade e Odon Fihueiredo, do Sindicato de Sergipe; Arnon Nonato e José Carlos Souza, do Sindicato de Ilhéus; Edson França e Hamilton Souza, do Sindicato de Itabuna; Humberto Conde e Sílvio Pedra, do Sindicato de Feira de Santana; Aldovandro Carvalho e José Fausto Brito, do Sindicato de Vitória da Conquista.

Atualmente, a entidade conta com mais sete outros sindicatos filiados: Camaçari, Jequié, Extremo Sul da Bahia, Irecê, Jacobina, Juazeiro e Barreiras.

A ampliação de sua base deve-se à credibilidade conquistada pela Feebbase durante estes 49 anos, com uma atuação pautada pela defesa intransigente dos direitos e interesses da categoria bancária e da população em geral.

Não há uma só luta do povo brasileiro sem a presença da Federação dos Bancários. Foi assim com as manifestações pelo fim da ditadura militar e a redemocratização do país no início dos anos 80; com a luta contra as privatizações e o arrocho salarial nos governos de Fernando Henrique Cardoso; pela ampliação de direitos trabalhistas e sociais durante os governos Lula e Dilma e tem sido assim agora, com a luta incansável contra os ataques aos direitos e o desmonte dos bancos públicos promovidos pelo governo ilegítimo de Michel Temer.

“Estamos prontos para mais 49 anos de lutas. Vamos realizar o nosso 14º Congresso em dezembro, onde reafirmaremos mais uma vez nossa disposição de luta pelos direitos dos bancários e de todos os trabalhadores brasileiros. Este objetivo tem pautado a atuação da Federação desde a sua fundação e deve seguir como tarefa prioritária nos próximos anos”, ressaltou o presidente da Feebbase, Emanoel Souza. 

Ele ressalta que tudo isso só é possível, com o apoio dos sindicatos filiados, que desenvolvem o mesmo trabalho em suas bases e têm dirigentes comprometidos com a defesa dos direitos dos  bancários. 

Template Design © Joomla Templates | GavickPro. All rights reserved.