Feebbase presente na 61ª Reunião do Conselho de Representantes da AFBNB

Com os temas “Dívida pública, saúde dos trabalhadores e organização”, a Associação dos Funcionários do Banco do Nordeste do Brasil (AFBNB) realiza a 61ª Reunião do seu Conselho de Representantes nesta sexta-feira e sábados (19 e 20/4), em Aracaju, Sergipe
O presidente da Federação dos Bancários da Bahia e Sergipe, Hermelino Neto, participa do evento, juntamente com uma comitiva de trabalhadores das diversas bases sindicais dos dois estados.

Em sua fala na abertura do evento nesta sexta-feira (19), Hermelino Neto falou sobre o fortalecimento dos bancos públicos e da importância do Banco do Nordeste para o desenvolvimento das áreas em que atua. Ele destacou também o papel da AFBNB na conscientização dos trabalhadores e convidou todos para participar de forma efetiva da campanha nacional 2024. “Esta será uma campanha de muitos desafios, em um cenário onde os bancos privados estão passando por reestruturação e uma política agressiva de fechamento de agências e demissões. A mobilização de todos os bancários e bancárias será fundamental para o nosso sucesso”, ressaltou.
Debates
Após a abertura, aconteceu o painel principal do evento com o tema “Dívida Pública”, que contou com a exposição de Rodrigo Ávila, economista da Auditoria Cidadã da Dívida (ACD) e Mestre em Desenvolvimento e Agricultura pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.
No período da tarde, acontecem as discussões sobre saúde dos trabalhadores e organização, em mesas distintas, com enfoque para a realidade no BNB, relações de trabalho; importância da organização dos trabalhadores, lutas da classe, organização por local de trabalho e papel do representante de base para as ações da AFBNB.
O segundo dia da RCR será destinado a debates, socialização de informações e construção de propostas voltadas a questões internas, como condições de trabalho, melhorias e valorização do trabalhador.
