Festa do Bonfim agita Salvador nesta quinta-feira

A tradicional Lavagem do Bonfim vai reunir baianos e turistas nas ruas de Salvador nesta quinta-feira (11/1). A festa começa com um ato ecumênico em frente à Igreja da Conceição da Praia, onde começa a tradicional caminhada até à Basílica de Nosso Senhor do Bonfim, onde acontece a lavagem das escadarias da igreja.
O percurso de 8 quilômetros que separa as duas igrejas é feito a pé, por milhares de pessoas todos os anos em uma mistura de fé e festa. O sincretismo religioso é muito forte no evento, no qual baianas do candomblé seguem a imagem do Senhor do Bonfim durante todo o trajeto e lavam as escadarias com água de cheiro.
Ao longo dos anos, a festa do Bonfim se transformou também em um espaço de protestos, em especial para os movimentos sociais e sindical, que aproveitam a visibilidade do evento, para denunciar as injustiças e mostrar suas demandas para o mundo.
Este ano não será diferente e os trabalhadores devem participar da festa, reforçando a luta em defesa da democracia e de um Brasil melhor para todos.
