Logo

Jornada Nacional de Lutas inicia com acampamento em Brasília

"O Brasil vai às ruas no dia 14 de agosto". Esta frase abre o documento de convocação da Jornada Nacional de Lutas 2009, organizadas por diversas entidades dos movimentos sociais brasileiros. E a semana da jornada já inicia com um grande acampamento organizado pelo MST na capital federal.



Cartaz de convocatória da Jornada Nacional de Lutas 2009


Três mil trabalhadores e trabalhadoras dos 24 estados onde o movimento está organizado chegam hoje a Brasília. Ao longo do desta segunda-feira (10), as delegações das diferentes regiões do país vão se somando ao grande acampamento montado nos arredores do Estádio Mané Garrincha. A abertura oficial do acampamento será às 19h.


 "Viemos reafirmar a necessidade da Reforma Agrária, que é a forma mais barata e objetiva de resolver os problemas do campo. E para podermos assumir nosso compromisso de produzir alimentos saudáveis para a população brasileira", afirmou José Batista de Oliveira, da coordenação Nacional do MST, durante entrevista coletiva realizada esta manhã.

Movimento Estudantil


No meio da semana é a vez dos estudantes marcarem presença em Brasília. Em homenagem ao dia do estudante (11 de agosto) e por razão da posse da nova diretoria da entidade, a UNE realizará um ato em Brasília na quarta-feira (12).

Entretanto, o principal dia de atividades por todo o país está previsto para sexta-feira (14). Para Quintino Severo, recém eleito Secretário Geral da CUT, ''Esta mobilização é uma das principais tarefas da militância cutista neste ano e precisamos nos empenhar para que envolva o conjunto do país".

Pauta


A CTB também promete levar milhares às ruas no dia 14. Onofre Gonçalves, recém eleito presidente da CTB-SP defende a pauta da jornada: ''é o momento dos trabalhadores saírem às ruas ao lado das centrais para exigir que se cumpram seus direitos e avisar que não vão aceitar nenhum ataque, tanto à classe trabalhadora quanto ao patrimônio público, como é o caso da Petrobrás''.

As centrais farão documento conjunto com pautas unificadas e solicitarão audiência com o presidente Lula para apresentar as reivindicações. A próxima atividade prevista é uma coletiva à imprensa marcada para esta quinta-feira (13) às 13h, na sede da Força Sindical em São Paulo (SP).

Em São Paulo, a manifestação terá início com uma concentração na Praça Oswaldo Cruz, às 10 horas, de onde sairá uma passeata pela Avenida Paulista.


Veja aqui a íntegra do panfleto de convocatória da Jornada Nacional de Lutas 2009.


Da Redação, com MST, CTB e CUT

Template Design © Joomla Templates | GavickPro. All rights reserved.