Lavagem e marcha marcam o Dia da Consciência Negra em Salvador

Considerada a cidade mais negra fora da África, Salvador tem uma ampla programação durante todo o mês de novembro para celebrar o mês da Consciência Negra. Nesta quinta-feira (20/11), a capital baiana terá duas atividades importantes para celebrar as conquistas e denunciar o racismo contra a população negra.

A agenda começa às 7h, com a concentração para a 17ª Lavagem da Estátua de Zumbi dos Palmares, na Praça da Sé, no Centro Histórico. O tradicional cortejo da lavagem sairá da Igreja do Rosário dos Pretos, ás 8h, em direção à Estátua. Esse ano nossa atração cultural fica por conta da banda Tambores de Búzio, e das cantoras Ayana Amorim e Savannah Lima
Marcha Zumbi-Dandara

A programação segue com a 46ª Marcha da Consciência Negra Zumbi-Dandara dos Palmares, que toma as ruas do Centro de Salvador, a partir das 14h, fortalecendo um legado de resistência e mobilização que atravessa quase meio século de história. A Concentração será no Campo Grande.
Neste ano, a marcha presta tributo a duas referências fundamentais do pensamento anticolonial e antirracista: o evento vai reverenciar os 90 anos de Lélia Gonzalez (1935-1994), a potência do feminismo negro brasileiro e a crítica ao racismo estrutural; e Frantz Fanon (1925-1961), cujo centenário de nascimento evoca suas reflexões sobre descolonização e saúde mental, que seguem orientando gerações de ativistas em todo o mundo.
