Mobilização em 1º de março contra o PLS 555
O Comitê Nacional em Defesa das Empresas Públicas orienta uma grande mobilização na próxima terça-feira, 1º de março, contra o PLS 555 (chamado de Estatuto das Estatais). Nesta data está prevista a votação do projeto no Senado Federal.

As entidades envolvidas nesta luta devem participar da concentração a partir das 10h no Anexo 2 do Senado. É importante que a participação em Brasília seja ainda mais expressiva do que na última manifestação, para conquista de novas adesões entre os senadores, também por ampliar o debate e a divulgação sobre os riscos do PLS 555 para a sociedade. As entidades devem ainda promover uma mobilização nas redes sociais com o uso da #NãoaoPLS555.
Este projeto de lei coloca em risco as empresas públicas de todo o país. No âmbito dos trabalhadores do ramo financeiro, o projeto ataca o papel social da Caixa Econômica Federal, do BNDES, do Banco do Brasil e dos bancos públicos estaduais remanescentes. O PLS 555 determina que as empresas públicas serão constituídas sob a forma de S.A. (Sociedade Anônima), obrigando a participação do capital privado, pois a lógica desse processo é de que uma parte do capital tem de necessariamente ser posto à venda.
A proposta foi apresentada como parte da Agenda Brasil proposta pelo Senado. É um substitutivo ao PL 167/2015, do senador Tasso Jereissati (PSDB), e uma referência ao PLS 343/2015, do senador Aécio Neves (PSDB).
Com informações do Comitê Nacional em Defesa das Empresas Públicas
