Logo

Pauta de Negociações inclui defesa dos empregos

defesaemprego 0bb41

A defesa do emprego é uma prioridade dos bancários na campanha salarial de 2024. Nesta quarta-feira (26/06), as negociações entre o Comando Nacional e a Fenaban (Federação Nacional dos Bancos) começam para renovar a Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) da categoria.

Nos últimos 10 anos, cerca de 78 mil postos de trabalho foram eliminados no setor financeiro, com o fechamento de mais de seis mil agências. Apenas nos últimos cinco anos, 20,7 mil vagas bancárias foram reduzidas, e 3,2 mil unidades foram fechadas.

Apesar disso, os lucros dos grandes bancos continuam a crescer. Em 2023, Bradesco, Itaú, Santander, BB e Caixa tiveram um lucro histórico de R$ 144 bilhões, um aumento de 5% em relação a 2022.

A PEB (Pesquisa do Emprego Bancário) revelou que, nos últimos 12 meses, 4.171 postos de trabalho foram eliminados, e em 2023 foram fechadas 6.315 vagas. Mesmo com a recuperação econômica, os bancos demitem mais do que contratam, resultando em sobrecarga de trabalho e aumento de doenças ocupacionais, como ansiedade e depressão, além da precarização do atendimento.

Template Design © Joomla Templates | GavickPro. All rights reserved.