Logo

Precarização é ameaça à saúde do trabalhador

seminario precarizacao

Estudantes e trabalhadores de diversas categorias participaram nesta terça-feira (8/9), do Seminário sobre a precarização no setor bancário, realizado pela Federação dos Bancários da Bahia e Sergipe, na cidade de Feira de Santana. Conjuntura, assédio moral e as implicações da precarização na saúde do trabalhador fizeram parte do debate.
A coordenação do Seminário ficou a cargo do diretor de saúde da Feebbase, Fernando Dantas, que dividiu a abertura com Sandra Freitas, presidenta do Sindicato dos Bancários de Feira de Santana, entidade que teve papel imprescindível para realização e sucesso do evento.

seminario precarizacao 3
Na mesa, o presidente do Sindicato da Bahia, Augusto Vasconcelos, discorreu sobre a conjuntura política e econômica, defendendo a importância de se preservar a democracia e a manutenção do mandato da presidenta Dilma. Já o advogado Eusébio Carvalho lançou um olhar jurídico sobre a precarização, prestando esclarecimentos importantes sobre os direitos do trabalhador.

Outra questão importante foi abordada pela especialista em psicologia do trabalho Margarida Barreto, que falou sobre a precarização na organização do ambiente do trabalho e o assédio moral.

Para ela, o assédio é uma prática organizacional própria do capitalismo e que vem se acentuando e criando novas formas de exploração a cada dia. Como saída para essa situação, chegou-se a conclusão da necessidade de uma atuação sindical forte e classista, além da necessidade de participação dos trabalhadores na política, em busca de uma nova ordem socioeconômica que acabe com as mazelas no mundo do trabalho.

seminario precarizacao 4

Entre as exposições, foi apresentado ainda o último Anuário da Previdência Social (2013), que evidencia números alarmantes de acidentes e doenças relacionadas ao trabalho. O documento mostra que durante o ano de 2013, foram registrados no INSS cerca de 717,9 mil acidentes do trabalho e o total de acidentes registrados com CAT aumentou em 2,30% de 2012 para 2013.

Já o número de acidentes de trabalho teve aumento de 0,55%. Do total de acidentes registrados com CAT, as doenças do trabalho tiveram um percentual de 2,72%. A maior incidência foi na faixa etária entre 30 e 39 anos, com 33,52% do total de acidentes registrados, o que mostra que os trabalhadores estão sendo lesionados ainda muito jovens, no auge da sua produtividade.

Para o secretário de Saúde da Feebbase, Fernando Dantas, os dados deixaram evidente o desrespeito que os patrões têm com os trabalhadores, precarizando as relações de trabalho em detrimento do lucro, utilizando para isso a exigência de metas cada vez mais absurdas, o que termina por vitimar o trabalhador, levando-o ao acometimento de doenças osteomusculares e psíquicas.

Dantas destacou ainda, a organização e mobilização por parte do Sindicato dos Bancários de Feira, que culminou com um público expressivo e a participação de sindicalistas de outras categorias, estudantes e trabalhadores liberais. Nos debates, houve muitas reflexões e perguntas aos palestrantes. O Seminário chamou atenção da mídia local, que compareceu para fazer a cobertura do evento.

 

Template Design © Joomla Templates | GavickPro. All rights reserved.