Logo

Saúde Caixa: banco apresenta nova proposta de acordo

22.11.23 negociacao saude caixa 2 feb7b

Em reunião com o Comando Nacional dos Bancários e a Comissão Executiva dos Empregados (CEE), nesta quarta-feira (22/11), a direção da Caixa apresentou uma nova proposta para renovação do Acordo Coletivo específico sobre o Saúde Caixa. O atual tem validade até o final de dezembro.

A proposta apresentada mantém o percentual de contribuição dos titulares de 3,5% sobre a remuneração base, com valor fixo de R$ 480 por dependente. Atendendo a uma reivindicação da representação dos empregados, a Caixa reduziu o teto de 10%, previsto na proposta anterior, para 7% da remuneração.

O teto de 7% é um dos menores, em comparação com outras estatais. Na Cassi (plano dos empregados do Banco do Brasil), por exemplo, o teto é 7,5%, com contribuição do titular de 4%, além de percentuais adicionais escalonados para dependentes.

A proposta da Caixa preserva também os princípios do plano como a solidariedade e o pacto intergeracional. Assim, não penaliza os empregados de menor salário e os mais idosos, além de equilibrar o custeio do plano para que seja sustentável para todos e impeça a saída de usuários.

A negociação resultou também em outros avanços importantes. Ficou acordado que, caso haja déficits, alteração no teto estatutário do banco de 6,5% no custeio do plano ou outras mudanças que impactam o acordo coletivo, serão realizadas novas negociações. O banco se comprometeu também com a volta dos Comitês Regionais de Credenciamento e Descredenciamento, com participação dos sindicatos, além da recriação das Gerências de Filial de Gestão de Pessoas (Gipes) já em 2024. Segundo a Caixa, inicialmente serão cinco gerências, abrangendo diversos estados dentro de uma região. Além disso, serão recriadas as Repes, representações regionais vinculadas às Gipes, que atenderão os estados.

Diante dos avanços, o Comando Nacional dos Bancários orienta os sindicatos a realizarem assembleias com os empregados da Caixa no dia 5 de dezembro, para analisar a proposta, antes disso, as entidades devem realizar reuniões, lives e apresentações para tirar as dúvidas dos trabalhadores.

Para o secretário Geral da Federação dos Bancários da Bahia e Sergipe, Emanoel Souza, a redução do teto das mensalidades por grupo familiar de 10% para 7% foi mais um avanço, mas é preciso continuar a mobilização para avançar ainda mais.

Template Design © Joomla Templates | GavickPro. All rights reserved.