Logo

Seminário Jurídico debate papel do sindicato diante da Reforma Trabalhista

Para debater os impactos da Reforma Trabalhista na categoria bancária, aconteceu neste sábado (28), no Hotel Portobelo, em Salvador, o Seminário Jurídico da Federação dos Bancários da Bahia e Sergipe. Esteve presente um público de 130 participantes, formado por bancários, advogados trabalhistas e representantes dos sindicatos filiados da Federação. Pela manhã, foram discutidos o papel dos sindicatos diante da Reforma e a terceirização irrestrita.

seminario juridico b7bf4

Em sua palestra, Antônio Vicente Martins, advogado do Sindicato dos Bancários de Porto Alegre (RS), defendeu que as entidades sindicais devem perseverar em seu papel histórico de luta e resistência diante da destruição do direito do trabalho provocada pela nova legislação. Entre as mudanças destacadas por ele, estão o fim da obrigatoriedade da homologação no sindicato, a possibilidade de quitação anual de obrigações trabalhistas, o fim da contribuição sindical obrigatória, a eleição de comissão de representantes dos trabalhadores sem participação das entidades sindicais e a prevalência do negociado sobre o legislado.

seminario juridico2 cecc7

Segundo Antônio Vicente, para resistir a este processo será necessário construir uma nova doutrina trabalhista baseada em princípios constitucionais e nas convenções internacionais. “A reforma trabalhista está em aberto. Temos que fazer o enfrentamento!”, conclamou.

A imagem pode conter: 1 pessoa, em pé e terno

Fernando Hirsch, advogado do Sindicato dos Bancários de Campinas (SP), lembrou que, desde o impeachment da presidente Dilma Rousseff, o Legislativo vem promovendo uma redução dos direitos sociais como o congelamento dos gastos públicos, terceirização, Reforma da Previdência, Reforma trabalhista e mudança do conceito do trabalho escravo.

seminario juridico4 fd5a0

Na sua visão, o enfraquecimento dos sindicatos é um dos principais eixos da Reforma Trabalhista, ocasionada, entre outras normas, pela prevalência do negociado sobre o legislado, dificuldade de acesso ao Judiciário e exclusão de direitos da legislação e dos conquistados na jurisprudência. Fernando conclui que a reforma irá prejudicar as finanças da seguridade social, mudará o paradigma do direito do trabalho e o modelo de sociedade, deve construir uma nova jurisprudência que desconstrua o texto da legislação e aposta no desgaste políticos dos parlamentares.

Diante da vigência da Reforma Trabalhista, Humberto Marcial, advogado do Sindicato dos Bancários de Minas Gerais, observa que as entidades sindicais terão grandes desafios a serem enfrentados como o direito de greve, a defesa do emprego e a sua sustentação financeira.

seminario juridico3 875cf

Marcial orienta que os sindicatos dos bancários devem buscar trazer para a sua base algumas categorias que são carentes de assistência sindical, como os trabalhadores de cooperativas, correspondentes bancários e terceirizados; lutar contra a terceirização de novos trabalhadores e pela garantia de emprego; ocupar espaços de debates sobre o direito do trabalho; e aumentar a mobilização e sindicalização dos trabalhadores.

Terceirização – O assessor jurídico da Federação dos Bancários, Ivan Isaac Peixoto, descreveu as consequências da terceirização para os trabalhadores, principalmente,  a categoria bancária. Acredita que o golpe contra a presidente Dilma Rousseff aconteceu para precarizar o trabalho e implantar a terceirização irrestrita, legitimando muitas condutas ilícitas.

A imagem pode conter: 1 pessoa, em pé e terno

Para ele, a Reforma Trabalhista permite e incentiva a terceirização, esvazia o conceito constitucional de categoria de trabalhadores e fere o princípio constitucional de isonomia. Ivan Isaac avalia que a terceirização precariza o trabalho, impõe baixos salários, negligencia as medidas de proteção, aumenta os acidente de trabalho e as doenças, incentiva a discriminação e não possibilita a ascensão profissional. Juridicamente, defende que deve ser usado contra a terceirização o  princípio constitucional da isonomia e a comprovação do vínculo empregatício.

Mais fotos veja aqui.

Template Design © Joomla Templates | GavickPro. All rights reserved.