Logo

Sindicato e Feebbase se reúnem com superintendente da Caixa na Bahia

reuniao superintendencia da caixa df5b9

A sobrecarga de trabalho na Caixa, o fechamento de agências, a redução do quadro de empregados e a cobrança por metas foram alguns dos assuntos tratados entre o presidente do Sindicato dos Bancários da Bahia, Augusto Vasconcelos; o presidente da Federação da Bahia e Sergipe, Hermelino Neto, e o superintendente do banco, Anselmo Cunha, em reunião realizada nesta quarta-feira (04/04).

Com relação a sobrecarga, Anselmo Cunha considera que realmente existem agências críticas, mas está trabalhando em remanejamentos, com o objetivo de melhorar as condições de trabalho. A redução do número de empregados piora a situação. Somente no ano passado foram cortadas 7.324 vagas. Mas, o superintendente garantiu que a maioria das agências não enfrenta problemas.

O fechamento de unidades no último período também esteve na pauta. Mas, segundo Anselmo Cunha, são agências deficitárias e que a decisão, válida para todo o país, é da Matriz. Destacou ainda que a sobrecarga contribui para o encerramento das atividades e que, inclusive, é desumano algumas agências continuarem abertas com número de funcionários reduzido. Sobre o fechamento de outras unidades, disse que não há definição por parte da Caixa. O mesmo vale para as de Pau da Lima, Porto Seco e Fazenda Grande.

Com relação aos empregados das agências fechadas, o superintendente afirma que continuam com a função, exceto os gerentes gerais. Destacou que a Superintendência não adota política de descomissionamento e que os casos ocorridos foram depois de diversas alternativas dadas aos funcionários.

Reuniao Superintendencia Caixa ea694

O Sindicato questionou a pressão por metas e cobrança por resultados, que têm elevado o índice de adoecimento. Anselmo Cunha reafirmou que todas as precauções são tomadas, inclusive de combate ao assédio moral. O SBBA continua alerta para evitar que os empregados da Caixa sofram pressão.

Um ponto foi bastante discutido na reunião. A situação dos tesoureiros, que enfrentam sobrecarga de trabalho. Há denúncias de que em muitas agências ocorrem desvio de função e o volume de trabalho tem aumentado consideravelmente em decorrência do abastecimento dos caixas eletrônicos, feito de maneira cotidiana.

Anselmo Cunha alega que verifica as demandas por unidade e se houver alguma que identifique alterações na rotina de abastecimento deve encaminhar à Superintendência para analisar cada caso. Também se comprometeu em realizar reunião com a GISEG - área de segurança - e uma comissão de tesoureiros, no próximo dia 18 de abril, às 17h30, para tratar das questões específicas do segmento.

O presidente do Sindicato, Augusto Vasconcelos, ressaltou que a entidade continua na luta pela preservação da Caixa 100% pública, com respeito aos funcionários e clientes. E teve ainda a garantia do superintendente de manter o canal de diálogo aberto com as entidades representativas dos empregados da Caixa, para tratar sobre os diversos problemas que surgem no dia a dia dos trabalhadores. Outros assuntos específicos de cada agência foram abordados e o Sindicato acompanha cada situação.

Fonte: Seeb Bahia.

Template Design © Joomla Templates | GavickPro. All rights reserved.