Todos em defesa do Saúde Caixa
Sindicatos de todo o Brasil realizaram atividades em agências e departamentos da Caixa nesta segunda-feira (30/10), Dia Nacional de Luta em Defesa do Saúde Caixa. Os bancários da Bahia e Sergipe também participaram da mobilização, com a realização de manifestações em Aracaju, Feira de Santana, Salvador e Vitória da Conquista. Houve também um grande tuitaço nas redes sociais com a hastag #QueremosSaúdeCaixa.
Os trabalhadores estão mobilizados para cobrar avanços na negociação para renovação do Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) do Saúde Caixa, que tem validade somente até o final do ano. Eles cobram ainda uma posição sobre a exclusão do teto de custeio do plano pelo banco, definido no estatuto da Caixa em 6,5% da folha de pagamentos, que impede o cumprimento do modelo de custeio 70/30 (70% pagos pela Caixa e 30% pelos empregados) e pode levar à inviabilidade do plano.
O dia foi escolhida para recordar o histórico 30 de outubro de 1985, data em que praticamente 100% dos empregados da Caixa paralisaram as atividades para reivindicação da jornada de seis horas e pelo direito à sindicalização.
Confira como foram as manifestações na Bahia e Sergipe
Aracaju
A diretoria do Sindicato de Sergipe fez atos relâmpagos em unidades da Caixa, em Aracaju.
Salvador
Em Salvador, o Sindicato da Bahia realizou manifestação na agência localizada no Shopping da Bahia. O ato também contou com a participação dos aposentados da Caixa.
Feira de Santana
Em Feira, os empregados vestiram branco em todas as agências. O Sindicato percorreu as unidades distribuindo panfletos e chamando os trabalhadores para a mobilização em defesa do Saúde Caixa.
Vitória da Conquista
O Sindicato de Vitória da Conquista e Região realizou atividades nas agências da Caixa de Conquista, Candeias, Livramento de Nossa Senhora, Brumado, Itambé, Mongoiós e Vila Imperial.