Logo

Trabalhadores vão às ruas contra perda de direitos

reuniao centrais

Em reunião realizada nesta terça-feira (13/01), em São Paulo, dirigentes da CTB, CUT, CSB, FS, NCST e UGT definiram um calendário nacional de mobilização, para cobrar do governo a revogação das medidas que alteram o acesso a benefícios trabalhistas e previdenciários, como seguro-desemprego, pensão por morte, auxílio-saúde, auxílio-doença e abono salarial. As mudanças foram anunciadas no final de dezembro e recebe duras críticas do movimento sindical.

No calendário construído unitariamente pelas centrais estão o Dia Nacional de Mobilizações em defesa de Empregos e Direitos, marcada para o dia 28 de janeiro; e a grande Marcha da Classe Trabalhadora, prevista para o dia 26 de fevereiro.

Entre as medidas anunciadas pelo governo, as maiores preocupações das centrais são em relação às resoluções do abono salarial e seguro desemprego.

No caso do abono salarial, a carência para ter direito ao benefício será elevada de um mês para seis meses ininterruptos de trabalho. O pagamento será proporcional ao tempo trabalhado no ano base, como ocorre com o pagamento proporcional do 13º salário.

Já sobre o seguro-desemprego, o governo elevou o período de carência de seis para 18 meses na primeira solicitação e para 12 meses na segunda solicitação. A partir daí, volta a valer a carência de seis meses.

Se não conseguirem a revogação das MPs, os sindicalistas prometem mobilizar bancadas no Congresso para que as medidas não sejam aprovadas. "Temos de cobrar que o governo mantenha os compromissos assumidos em campanha", reforçou o presidente da CTB, Adilson Araújo.

"A pauta trabalhista, contida na Agenda da Classe Trabalhadora se encontra contingenciada”, ressaltou o presidente da CTB ao lembrar a configuração conservadora do Congresso Nacional. “Atualmente, temos um Congresso conservador, que não hesitará em retirar direitos dos trabalhadores. Por isso temos que estar preparados”.

Calendário construído pelas centrais:

Dia 19 de janeiro - Reunião com os ministros Miguel Rossetto (Secretaria-geral da Presidência) e Manoel Dias (Trabalho e Emprego) - em São Paulo

Dia 28 de janeiro - Dia Nacional de Mobilizações em Defesa dos Empregos e Direitos

Dia 29 de janeiro - Reunião com representantes do Ministério Público do Trabalho

Dia 26 de fevereiro - Marcha da Classe Trabalhadora - em São Paulo

Com informações do Portal CTB.

Template Design © Joomla Templates | GavickPro. All rights reserved.