Vice-governador promete empenho para manutenção do BB Grapiúna

A luta pela manutenção da agência Grapíúna do Banco do Brasil, em Itabuna, ganhou mais um aliado importante. Nesta quinta-feira, 14 de fevereiro, o vice-governador e secretário de Desenvolvimento Econômico da Bahia, João Leão, recebeu representantes da sociedade local e da Federação dos Bancários da Bahia e Sergipe para discutir a questão.
Os participantes solicitaram que Leão interceda junto ao prefeito de Itabuna, Fernando Gomes (DEM). para que ele volte atrás na decisão de expulsar a agência do BB do prédio da prefeitura, onde funciona desde 1998. A unidade tem 14 funcionários, 12.500 contas ativas e atende a população de São Caetano, um dos bairros mais populosos da cidade. O contrato do aluguel do espaço tem vigência até janeiro de 2021, mas o prefeito simplesmente decidiu pedir o prédio de volta.

“Estamos aqui em mais uma tentativa de intermediação junto ao prefeito municipal de Itabuna, para garantir a permanência de um importante instrumento de desenvolvimento econômico, que é uma agência bancária, ainda mais sendo de um banco como o Banco do Brasil, em uma região muito importante da cidade. Uma área de confluência dos principais bairros de Itabuna e de localização estratégica”, afirmou o vice-presidente do Sindicato dos Bancários de Itabuna, Paulo Eduardo Silva.
O vereador Jairo Araújo (PCdoB) também falou da importância da agência. “Estamos em um esforço imenso, reunindo Câmara de Vereadores, igrejas, segmentos patronais, Associação Comercial e toda a sociedade para tentar sensibilizar o prefeito, para que o banco fique para cumprir ao menos os dois anos que restam de contrato. Com isso haveria tempo hábil para o banco instalar uma nova agência. Se o prefeito não se sensibilizar, o prejuízo para a sociedade e para os trabalhadores será muito grande. Mesmo que haja uma construção em dois anos, o prejuízo será imenso com a interrupção dos serviços à população”, concluiu.

Na reunião, o presidente da Federação dos Bancários da Bahia e Sergipe, Hermelino Neto, solicitou o auxílio do governador para a manutenção não apenas do BB Grapiúna, mas das agências bancárias nas cidades do interior do estado, onde são essenciais para o comércio e a economia local.
O vice-governador João Leão se mostrou preocupado e atento à situação e prometeu se empenhar para a manutenção BB na prefeitura de Itabuna e também das agências de bancos públicos e privados nas cidades do interior.
Participaram também da audiência o diretor Jurídico do Sindicato da Bahia, Fábio Lêdo; o representante do PCdoB Wenceslau Júnior e o gerente de Administração do Banco do Brasil Romeu Teles Júnior.
