Logo

VIII Fórum aprova agenda de ações concretas contra o racismo no sistema financeiro

8 forum visibilidade negra a368b

O VIII Fórum Nacional pela Visibilidade Negra no Sistema Financeiro reuniu cerca de 120 representantes de sindicatos e federações de trabalhadores do ramo financeiro de todo o país, na quinta e sexta-feira (6 e 7/11), na sede do Sindicato dos Bancários do Ceará, em Fortaleza, e marcou simbolicamente o início do Mês da Consciência Negra. O evento foi encerrado com a aprovação de uma agenda estratégica para fortalecer o combate ao racismo e ampliar a inclusão da população negra no setor financeiro.

Os bancários da Bahia e Sergipe estiveram representados no evento pela diretora da Federação dos Bancários da Bahia e Sergipe, Nancy Andrade; a diretora do Sindicato da Bahia, Lisandra Falcão; a diretora do Sindicato de Sergipe, Rosângela Santos; a funcionária do Itaú em Sergipe Sandra Porcino, além do diretor do Sindicato da Bahia, Jerônimo da Silva Júnior, que foi um dos palestrantes do Fórum. Ele também é secretário nacional de Políticas de Promoção da Igualdade da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB).

8 forum da visibilidade negra 2025 373c4

Debates importantes

Durante dois dias de debates, painéis, exposições e trocas de experiências, o Fórum aprofundou a análise sobre desigualdade racial, políticas afirmativas, condições de trabalho, violência estrutural e desafios contemporâneos como o avanço da inteligência artificial no sistema financeiro. As discussões culminaram na aprovação da Carta de Fortaleza, documento que reúne propostas e ações concretas para os próximos meses.

Os debates confirmaram que a realidade da população negra no mercado de trabalho, e especificamente no sistema financeiro, é marcada por graves desigualdades. Dados apresentados por pesquisadores mostraram que mulheres negras continuam a receber, em média, 53% a menos que outros trabalhadores, enquanto a violência segue atingindo de forma desproporcional a juventude negra, responsável por 79% das vítimas de homicídios registrados em 2024.

8 forum da visibilidade negra 2025 nancy e2fb1

“É a segunda vez que participo do Fórum pela Visibilidade Negra no Sistema Financeiro e o encontro foi muito produtivo. Nós tivemos a oportunidade de conhecer e observar dados históricos sobre a população preta e parda que os palestrantes apresentaram. Foi um momento também, que eu percebi, que esse segmento tem carência de conhecimentos sobre o letramento racial. Inclusive na minha fala de encerramento, chamei a atenção pra o fato de que nós não estávamos num evento de saúde, mas que era necessário que tivéssemos atenção sobre a saúde dos trabalhadores pretos e pardos, principalmente, no tocante a saúde mental”, avaliou a diretora de Gênero da Feebbase, Nancy Andrade.

Carta de Fortaleza reforça compromissos e tarefas imediatas

 Entre os principais encaminhamentos aprovados no Fórum estão:

- Promoção de formação permanente sobre relações raciais;

- Criação de protocolos antirracistas e canais de denúncia;

- Realização de fóruns locais e atividades nas datas históricas da luta negra;

- Qualificação profissional com foco na juventude negra;

- Criação de coletivos e fundos de apoio para ampliar a participação de dirigentes negros;

- Ações de promoção da saúde da população negra;

- Realização periódica de reuniões de mobilização e organização.

Template Design © Joomla Templates | GavickPro. All rights reserved.