Menu
redes sociais 2023

Bancários do Itaú protestam contra demissões e péssimas condições de trabalho

No Dia Nacional de Luta, os bancários do Itaú realizam paralisações e protestos nesta terça-feira (10) em todo o país luta contra demissões, falta de funcionários, insegurança, péssimas condições de trabalho, adoecimento e outros problemas enfrentados por quem trabalha no maior banco privado do país. O Itaú é patrocinador oficial da Copa do Mundo e propaga em campanha de mídia o slogan "Vamos torcer e jogar todos juntos". Mas a realidade no banco é outra. 

dia-de-luta-itau

Na Bahia, os sindicatos dos bancários da Bahia e Feira de Santana realizaram protestos e paralisações. Em Salvador, seis agências ficaram fechadas (Campo da Pólvora, da Ondina, Pituba, Baixa dos Sapateiros, Largo do Tanque e Itapuã) durante todo o dia. "Os funcionários do Itaú exigem respeito." declarou o diretor da Feeb (Federação dos Bancários da Bahia e Sergipe), Hermelino Neto, que esteve presente às agências. Os clientes apoiaram a manifestação, pois também sofrem com a insegurança nas unidades.

Para o presidente do SEEB-BA, Augusto Vasconcelos, a mobilização conscientiza a população sobre a verdade da marca Itaú, tão valiosa no mercado publicitário, mas que possui um rastro de demissões e maus tratos em funcionários e clientes. "O Itaú é um dos bancos que mais gastam em patrocínios publicitários, mas em compensação, seus cartões de visitas, que são as agências e seus funcionários, são tratados da pior forma possível", avalia Augusto.

Emprego e segurança - Apenas em 2013, o Itaú obteve lucro líquido de R$ 15,8 bilhões, o dobro do que o governo brasileiro investiu desde 2007 para construir e reformar os estádios para a Copa do Mundo. No primeiro trimestre de 2014 o lucro já chegou a R$ 4,5 bilhões, com um crescimento de 29% em relação ao mesmo período do ano passado. Entretanto, apesar de tanto lucro, o Itaú cortou 733 postos de trabalho no primeiro trimestre de 2014, totalizando 2.759 nos últimos 12 meses.

Outro problema grave é a falta de investimento do banco em segurança. Pior, o Itaú tem implementado um novo modelo de "agências de negócios", onde trabalham bancários, funcionam caixas eletrônicos, mas não existem vigilantes nem equipamentos de segurança.

Com informações do SEEB-BA e Contraf

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar