Menu
redes sociais 2023

Encontro Regional dos Bancários discute Campanha Salarial 2011

No próximo sábado, dia 28 de maio, acontecerá em Jequié, no interior da Bahia, o III Encontro Regional dos Bancários - Sul/Sudoeste. Participarão do encontro os bancários da base dos sindicatos de Jequié,Vitória da Conquista, Ilhéus e Itabuna e representantes da Federação dos Bancários da Bahia e Sergipe. Além da campanha salarial, será discutido no evento o Sistema Financeiro Nacional.

O presidente da Federação dos Bancários da Bahia e Sergipe, Emanoel Souza, que participa do encontro, avalia na entrevista abaixo a importância do Encontro Regional e fala das expectativas para a Campanha Salarial 2011:

1. Qual a sua expectativa para o 3o Encontro Regional dos Bancários - Sul/Sudoeste?


Este encontro, de certa forma, abre a campanha salarial dos bancários na Bahia. Acredito que teremos um encontro bastante participativo, onde, além de discutirmos a campanha salarial, possamos debater o dia-a-dia da categoria, os seus problemas e como nos mobilizarmos para enfrentá-los.

2. Como avalia a importância de encontros regionais como este?

Em primeiro lugar, demonstra a unidade dos sindicatos da região e representa uma excelente oportunidade para que os bancários do interior possam debater, além dos problemas gerais da categoria, a sua realidade específica, como a questão da segurança e da super-exploração a que estão submetidos.

3. E a campanha salarial deste ano? O que os bancários podem esperar?

Iniciamos uma campanha salarial numa conjuntura de crescimento econômico do país, de recrudescimento da inflação e de elevação exacerbada das taxas de juros. Uma fase da economia em que os lucros dos bancos no país chegam à estratosfera. Por outro lado, é também um período onde cresce a exploração do bancário com a imposição de metas absurdas e com o acúmulo de trabalho. Isto nos indica que teremos uma campanha salarial dura, mas com grandes possibilidades de alcançarmos novas conquistas para a categoria.

4. Do seu ponto de vista, quais devem ser as principais reivindicações dos bancários?

É isto que começamos a discutir agora e cabe à categoria definir suas prioridades. Penso que a campanha pela valorização dos bancários e do cliente deve manter-se como o nosso norte. Isto passa por aumento real de salário, elevação do piso, isonomia nos bancos públicos e mais direitos trabalhistas. Contudo, percebo que a categoria também tem se voltado para temas como o fim do assédio moral, a segurança e a qualificação profissional.

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar