Ano começa com medidas que beneficiam o bolso e a saúde do trabalhador

A ano começa com a expectativa de mudanças para os trabalhadores brasileiros. A isenção do imposto de renda para quem ganha até R$ 5mil e desconto para até R$ 7,350 já está em vigor, garantindo mais dinheiro no orçamento mensal. Além disso, o Congresso Nacional encaminha a votação sobre o fim da jornada 6x1, que vai trazer ganhos significativos na qualidade de vida para milhões de trabalhadores.
Outra mudança importante será a inclusão da saúde mental nas normas trabalhistas. A partir de 26 de maio, a Norma Regulamentadora 1 (NR 1) passa a incluir riscos psicossociais, como assédio moral, metas abusivas e sobrecarga de trabalho. As empresas deverão prevenir e gerenciar esses fatores.
Com as novas diretrizes, a fiscalização destes fatores devem aumentar, obrigando as empresas a adotarem medidas para proteger a saúde dos trabalhadores.
Isso tem potencial de melhorar o ambiente de trabalho, especialmente, no setor bancário, onde os funcionários sofrem com o assédio, a cobrança de metas cada vez maiores e a sobrecarga, gerada pelo fechamento de agências e redução do quadro de pessoal.
A torcida é para que a intervenção dos órgãos fiscalizadores e do Ministério Público do Trabalho (MPT) ajude a diminuir o adoecimento mental na categoria bancária.
