Menu
Vacina para os bancarios
-->

Bancários da Bahia e Sergipe conseguem reunião com governo federal para debater vacina

8.6.21 protestos vacina cdd33

A mobilização da Federação e dos sindicatos da Bahia e Sergipe conquistou um avanço importante. O anuncio de uma greve nesta terça-feira (8/6) arrancou uma reunião com o governo federal na próxima terça-feira (15),para discutir a inclusão dos trabalhadores dos bancos no Plano Nacional de Imunização (PNI) contra a covid-19.

A reunião será presencial, em Brasília, e contará com a participação do secretário do Trabalho do governo federal, Bruno Dalcomo, do secretário especial de Previdência e Trabalho, Bruno Bianco, além do presidente da Febraban, Issac Sidney, e os representantes dos bancários.

Esta foi um avanço importante na luta pela vacinação dos trabalhadores e por isso, a plenária desta segunda-feira (7) decidiu suspender a greve desta terça, mas a categoria continua em estado de greve, podendo decretar uma nova paralisação a qualquer momento, caso seja necessário.

Mobilização continua

8.6.21 protestos vacina aracaju 6d2d2

Os sindicatos da Bahia e Sergipe suspenderam a greve, mas mantiveram a mobilização e realizaram manifestações em diversas cidades nesta terça-feira. A reivindicação pela vacinação prioritária é justa, uma vez que o governo federal classificou os bancos entre os serviços essenciais e que não podiam fechar durante a pandemia, então, deveria dar o mesmo tratamento aos seus funcionários.

Mas, não foi isso o que aconteceu e os bancários ficaram de fora do Plano Nacional de Imunização (PNI) contra a covid-19. Isso tem custado a vida de muitos trabalhadores. A categoria bancária registrou um grande crescimento no número de encerramento de contratos de trabalho por morte desde o início da pandemia. No primeiro trimestre de 2020, período com impacto quase nulo da pandemia do novo coronavírus, a média mensal de óbitos foi de 18,33 vidas. Já nos últimos três meses, fevereiro a abril de 2021, quando ocorreu a segunda onda da pandemia no país, a média mensal de óbitos se elevou para 52 vidas, crescimento de 183,6%, segundo levantamento do Dieese.

8.6.21 protestos vacina jacobina ad64e

Na Bahia e Sergipe, todos os dias, os sindicatos recebem informações de novas contaminações de trabalhadores. Um levantamento das entidades sindicais mostra que mais de 300 agências já foram fechadas pelo menos uma vez, para realização da desinfecção para evitar a proliferação do coronavírus. Algumas unidades foram fechadas várias vezes e em outras, os protocolos de afastamento por contaminação de um trabalhador foram acionados pelo menos 10 vezes.

Esses dados não levam em conta os surtos de contaminação, como o ocorrido no final de maio em uma agência da Caixa em Juazeiro, quando 5 trabalhadores testaram positivo para a covid-19 e, ainda assim, a unidade continuou atendendo ao público. Uma demonstração de descaso total com a vida de funcionários e clientes.

8.6.21 protestos vacina itabuna 97ffa

A Federação e os sindicatos têm trabalhado continuamente pela vacinação dos bancários. Ofícios já foram enviados ao Ministério da Saúde, às secretarias de Saúde da Bahia e Sergipe, a prefeituras e câmaras municipais. Apesar da aprovação da indicação da vacinação em algumas cidades, nenhum trabalhador foi efetivamente vacinado até o momento.

A expectativa é de que a negociação com o governo federal avance e os bancários sejam finalmente vacinados contra o coronavírus.

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar