Debates importantes no Encontro dos Bancários da Chapada
Realizado no último sábado (12/4), o Encontro dos Bancários da Chapada Diamantina deu largada ao calendário de reuniões regionais organizadas pelo Sindicato dos Bancários da Bahia, como forma de reafirmar sua presença também no interior do estado.
Na abertura, o diretor Jovelino Sales apresentou os temas do dia e em seguida, o presidente em exercício, Elder Perez, conduziu um bate-papo sobre a campanha salarial, abordando saúde, condições de trabalho e metas abusivas.
A segunda mesa, liderada pelo secretário estadual do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte, Augusto Vasconcelos, discutiu a conjuntura nacional e os desafios no mercado de trabalho.
Logo depois, o diretor de Saúde da Federação da Bahia e Sergipe, Alan Gomes, falou sobre o adoecimento psicológico na categoria bancária, como isto está afetando a vida dessas pessoas e das suas famílias.
“A realidade dos colegas nas agências é preocupante, devido ao assédio moral organizacional travestido de metas inatingíveis e cobranças desrespeitosas. O movimento sindical bancário está lutando pelo respeito e dignidade dessas pessoas. Nossa luta é por um ambiente de trabalho saudável e benéfico para toda a categoria”, destacou Alan Gomes.
Pautas específicas
Após os debates gerais, o encontro se dividiu por banco. No BB, Jussara Barbosa atualizou os participantes com os informes mais recentes. Aroldo Moreira falou sobre os temas da Caixa e BNB. No Bradesco, Ricardo Ornelas abordou reestruturações, fechamento de agências e demissões. No Santander, Adelmo Andrade denunciou práticas como fraudes nas contratações e descaracterização de agências.
O dia foi encerrado com um animado happy hour entre participantes e diretores. A próxima edição do Encontro Regional será divulgada em breve. Fique de olho no site bancáriosbahia.org.br para acompanhar.
Fonte: Sindicato dos Bancários da Bahia, com edição.