Feebbase completa 57 anos preparada para novos desafios

Fundada em 16 de novembro de 1968, a Federação dos Bancários da Bahia e Sergipe (Feebbase) completa 57 anos neste domingo (16/11), com orgulho das vitórias conquistadas e se preparando para os desafios de representar uma categoria em constante processo de mudança.
Nascida durante a ditadura militar, a Feebbase esteve envolvida nas principais lutas do povo brasileiro. Da luta pela redemocratização do Brasil, contra a carestia e inflação da era Sarney, as privatizações dos governos FHC, passando pela eleição do primeiro sindicalista como presidente do Brasil (Lula), até chegar às batalhas recentes contra o desastroso governo Bolsonaro e a tentativa de golpe contra o atual governo.
Mesmo participando de todos estes movimentos, a Federação nunca se descuidou da sua principal missão, defender os direitos dos bancários e bancárias da Bahia e Sergipe. Esta é uma luta travada todos dias, seja na mesa de negociação com os bancos, nas manifestações nas agências ou nas atividades com a categoria. A dedicação é sempre a mesma.
Em 2025, a Feebbase completa 57 anos em processo de preparação para a campanha de renovação da Convenção Coletiva de Trabalho dos bancários no ano que vem. A entidade está ciente dos desafios impostos pelo processo de fechamento de agências e redução dos postos de trabalho no setor. Por isso mesmo, investe em atividades constantes de aproximação com todos os segmentos da categoria, para entender melhor os anseios dos trabalhadores e afinar as ações para os embates com os bancos.
“Ao longo desses 57 anos, foram muitas batalhas, vitórias, aprendizados e desafios. Mas uma coisa jamais mudou: a certeza de que o movimento sindical transforma realidades, protege famílias e abre caminhos que ninguém abriria sozinho. Hoje, parabenizamos cada dirigente, cada trabalhador, cada militante que construiu e continua construindo essa trajetória. Vocês são a prova viva de que a luta vale a pena, que a união faz história e que quando os bancários se organizam, a vitória com certeza acontece. Que venham muitos outros anos de coragem, solidariedade e esperança. E que a Federação siga sendo esse farol que ilumina os direitos, a dignidade e o futuro da nossa categoria”, declarou Andréia Sabino, a primeira mulher a presidir a Feebbase nestes 57 anos.
Parabéns à Federação dos Bancários da Bahia e Sergipe pelos 57 anos!
Que essa caminhada siga firme, inspiradora e corajosa!
