Seminário vai debater igualdade de oportunidades no mercado de trabalho
Como parte das celebrações do Dia da Consciência Negra, 20 de novembro, o movimento sindical realiza uma série de atividades durante todo o mês para aprofundar o debate sobre o combate ao racismo no Brasil. No dia 19, a CTB promove o Seminário Nacional sobre Igualdade de Oportunidade no Mercado de Trabalho. Com o tema "A inserção do negro no mercado de trabalho - Entre o imaginário e a realidade", o evento acontece a partir as 16h, no Sindicato dos Bancários da Bahia, em Salvador.
Os palestrantes do seminário serão Richard Santos - professor da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB) e Ângela Guimarães – socióloga e secretária de Promoção da Igualdade Racial e dos Povos e Comunidades Tradicionais da Bahia.
A atividade fará homenagem aos 70 anos do mestre Moa do Katendê, com a exposição de empreendimentos afros e lançamento dos livros do professor Richard Santos: "Maioria Minorizada. Um dispositivo analítico de racionalidade", e o "Branquitude e televisão". Também serão lançados os livros "Mulher negra na Política", de autoria da deputada estadual Olívia Santana (PCdoB); "As Comemorações do Primeiro de Maio em Salvador na Primeira República", da Coordenadora da Regional Portal do Sertão da CTB-BA, Daiana Alcântara; "Jornada das Empreendedoras: segredos, desafios e conquistas", da professora Leila Thaise.
20 de novembro
No dia 20 de novembro, a CTB organiza duas grandes atividades em Salvador: a Lavagem da Estátua de Zumbi dos Palmares, com saída do cortejo às 7h, da Igreja do Rosário dos Pretos, no Pelourinho, e um ato político em homenagem ao mestre Môa do Katendê, que acontece na parte da tarde na praça da Piedade. Além disso, o movimento sindical participa da Marcha Zumbi e Dandara, organizada pela Coordenação Nacional de Entidades Negras (CONEN).