Menu
redes sociais 2023

Ação contra Itaú por dano moral coletivo

 

greve itau camacari 4 b2a7c

O Ministério Público do Trabalho atendeu ao pedido do Sindicato dos Bancários de Camaçari e da Federação dos Bancários da Bahia e Sergipe e interpôs, nesta terça-feira (01/08), uma Ação Civil Pública no Tribunal Regional do Trabalho contra o Itaú, referente à denúncia de violação do direito de greve.

Em 2015, durante a paralisação nacional, o banco obrigou os funcionários a trabalharem à noite. Por isso, as entidades representativas interpuseram um inquérito denunciando o Itaú por cometer práticas antissindicais.

A ACP correrá na 3ª Vara do Trabalho de Camaçari. Na ação, o MPT solicita deferimento de tutela antecipada para que o TRT determine ao Itaú que respeite o direito de greve e que se abstenha de praticar conduta que importe retaliação e discriminação aos funcionários que participarem de mobilização ou movimento grevista.

Antes de entrar com a ACP, o MPT já havia convocado o Itaú para dar explicações, mas o banco nem sequer compareceu. Um total desrespeito. O Ministério ainda pede que a empresa seja condenada a pagar R$ 5 milhões por danos morais coletivos e multa de R$ 200 mil caso haja descumprimento dos itens pedidos na ação.

Fonte: Seeb Bahia

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar