Ajudar na prevenção ao suicídio é tarefa de todos

Esta terça-feira, 10 de setembro, é o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio. O tema já foi um tabu na sociedade e tem ganhado destaque nos últimos anos, através da campanha Setembro Amarelo, que promove um mês de a conscientização sobre a prevenção ao suicídio. No entanto, as ações devem ocorrer durante todo o ano, pois os dados sobre o tema são preocupantes.
Segundo estudo realizado pela Unicamp, 17% dos brasileiros, em algum momento, pensaram seriamente em dar um fim à própria vida e, esses, 4,8% chegaram a elaborar um plano para isso. Infelizmente, cerca de 14 mil casos são registrados anualmente, o que resulta em uma média de 38 suicídios por dia. E muitos bancários fazem parte desta lista.
Saber quais as principais causas e as formas de ajudar pode ser o primeiro passo para reduzir as taxas de suicídio no Brasil. Identificar uma vítima em potencial não é tarefa fácil, mas podemos ficar atentos ao isolamento, mudanças marcantes de hábitos, perda de interesse pelas atividades que gosta, piora do desempenho na escola ou no trabalho, alterações no sono e no apetite. Além disso, frases como “preferia estar morto” ou “quero desaparecer” pode indicar necessidade de ajuda.
Outra coisa que podemos fazer é conversar sempre com as pessoas, mostrando que podemos ajuda-las caso precisem. Evitar o suicídio deve ser tarefa contínua e de toda a sociedade.

