Menu
redes sociais 2023

Bancários aprovam pauta de reivindicações específica do Bradesco

2024 encontra nacional do bradesco delegacao base 89b30

Após intensos debates, os delegados e delegadas do Encontro Nacional dos Funcionários do Bradesco aprovaram a pauta de reivindicações específica para a campanha salarial. O evento foi realizado nesta quinta-feira (6/6), em São Paulo, com a participação de trabalhadores de várias partes do país. Os bancários do Rio Grande do Sul participaram por videoconferência. A delegação da Bahia e Sergipe foi composta de 10 bancários.

Defesa dos empregos e valorização dos funcionários, com melhorias nas cláusulas econômicas, nas condições de trabalho e de saúde dos trabalhadores do Bradesco foram as principais prioridades apontadas pelos participantes a serem negociadas com o banco, para a renovação do Acordo Coletivo de Trabalho (ACT).

Entre as resoluções do Encontro, foi definida ainda a realização de uma campanha nacional em defesa do emprego, contra o fechamento de agências, combater as metas abusivas e por melhorias no plano de saúde.

Debates importantes

Na mesa de abertura, a presidenta da Confederação dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT), Juvandia Moreira, destacou o momento difícil para os trabalhadores do Bradesco, que implementa uma reestruturação com fechamento de agências e extinção de postos de trabalho. “Os bancários estão com medo de serem os próximos a perderem seus empregos. E uma das principais preocupações do movimento sindical é a defesa do emprego.”

2024 encontro bradesco abertura venas 2c48d

O diretor da Federação dos Bancários da Bahia e Sergipe, José Venas, reafirmou a importância da unidade dos trabalhadores em defesa do emprego, para avançar nas conquistas no banco. “Além disso, também precisamos defender a integridade do funcionário, porque hoje grande parte dos bancários estão com adoecimento e com problemas psicológicos e isso se dar, por causa do estresse e das cobranças das metas absurdas que vão sendo impostas a cada dia”, ressaltou Venas, que integra a COE Bradesco.

Durante o encontro, o economista do Dieese, Gustavo Carvazan, fez uma apresentação do Plano Estratégico do Bradesco, reestruturação que está sendo implementada pelo banco após quedas no lucro (de 28,4% de 2019 a 2020, e de 43,8% de 2021 a 2023) e rentabilidade (de 19,9% em 2019, para 10% em 2023) desde a pandemia.

Ao final dos debates, foi eleita a nova coordenadora da COE Bradesco. A secretária de Imprensa e Comunicação do Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região, Erica de Oliveira, substituirá Magaly Fagundes na coordenação da COE.

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar