Bancários da Bahia e Sergipe se mobilizam em defesa do Saúde Caixa

Os bancários seguem firmes em defesa do Saúde Caixa. As manifestações realizadas nesta terça-feira (7/10), Dia Nacional de Luta, comprovam a disposição dos empregados e empregadas da Caixa de lutar por um plano de saúde de qualidade e acessível para todo o corpo funcional. A Federação dos Bancários da Bahia e Sergipe (Feebbase) e os sindicatos aderiram às manifestações com atividades em suas bases.
A mobilização também é uma resposta à proposta apresentada pelo banco na negociação de segunda-feira (6), prevendo aumento do percentual de contribuição dos titulares de 3,5% para 5,5%, além de reajuste do valor a ser pago por dependente, de R$ 480 para R$ 672. Pela proposta da Caixa, os valores máximos a serem pagos pelas empregadas e empregados sofrerão reajuste médio de 71%, passando de até 7% para até 12% da remuneração base. A Comissão Executiva dos Empregados (CEE) recusou a proposta na mesa de negociação.

Participando das atividades em Salvador, a presidente da Feebbase, Andréia Sabino, também criticou a postura do banco. “Uma proposta vergonhosa, um total desrespeito aos funcionários que se dedicam todos os dias para construir uma Caixa forte, mas que não valoriza os funcionários”.
A Caixa também cancelou a rodada de negociação desta terça-feira. “A empresa veio com uma desculpa de que não negocia com paralisação. Na verdade, a Caixa não teve coragem de apresentar novamente uma proposta que joga exclusivamente nas costas dos participantes o déficit do plano. Precisamos manter e aumentar a mobilização em todo o Brasil. Reajuste zero, fim do teto, extensão para o pessoal de 2018 do direito a levar o plano na aposentadoria, fortalecimento do Conselho de Usuários e dos comitês de credenciamento. Esse é o nosso objetivo”, reforçou o diretor da Feebbase, Emanoel Souza, que integra a CEE Caixa.
Confira como foram as manifestações na Bahia e Sergipe:
Salvador - Bahia

O Sindicato dos Bancários da Bahia paralisou as atividades pela manhã nas agências a Caixa de Armação, Caminho das Árvores, Cabula, Relógio de São Pedro, TRT e Imbuí, em Salvador, em protesto contra o teto de 6,5% da folha salarial imposto aos gastos da empresa com o plano de saúde.
Feira

Na manhã da terça-feira, empregados da Caixa se reuniram com o Sindicato dos Bancários de Feira de Santana em frente à agência Princesa, no centro da cidade, para participar do Dia Nacional de Luta em Defesa do Saúde Caixa. O protesto foi motivado pela proposta apresentada pela direção da Caixa, que prevê aumentos nas mensalidades do plano de saúde dos empregados.
Aracaju – Sergipe

No Dia Nacional de Luta, 07 de outubro, dirigentes do Sindicato dos Bancários de Sergipe (SEEB/SE) percorreram agências da Caixa, em Aracaju, para mobilizar os empregados a participarem da manifestação em defesa do Saúde Caixa. O objetivo é cobrar uma proposta que atenda aos interesses dos trabalhadores, com reajuste zero, fim do teto de gastos e melhoria no atendimento.

