Menu
redes sociais 2023

Bancários da Bahia unidos contra a terceirização

22.8.24 dia de luta ssa jose antonio cb73e

Os bancários retardaram a abertura de agências nas principais cidades do país nesta quinta-feira (22/8), Dia Nacional de Luta pelo fim da terceirização e da precarização do trabalho no setor. A atividade é parte da campanha salarial da categoria, que vai continuar mobilizada para cobrar que os bancos apresentem uma proposta de acordo que garanta os seus direitos.

Na base da Federação dos Bancários da Bahia e Sergipe (Feebbase) as atividades se concentraram no Santander, com paralisação das atividades até às 12h, em agências de Salvador, Camaçari e Ilhéus.

“A paralisação de hoje no Santander foi o recado que os bancários estão dando à direção do banco por não apresentar qualquer proposta, até então, da minuta que foi entregue com as reivindicações dos bancários. E ainda para denunciar a contratação de bancários, sob a forma de terceirização, que aos olhos do movimento sindical trata-se de contratação fraudulenta, na medida em que foram criadas empresas pelo próprio banco para desempenhar as atividades inerentes de bancários, com salário, carga horária, PLR e outros benefícios abaixo da Convenção Coletiva, e sem a representatividade dos bancários. Santander tem que respeitar o Brasil e seus trabalhadores atendendo as justas reivindicações”, ressaltou o vice-presidente da Feebbase, José Antônio dos Santos, que participou das atividades em Salvador.

Confira como foram as manifestações:

Salvador

22.8.24 dia de luta terceirizacao ssa 3 93a8d

 

Em Salvador, o Sindicato dos Bancários da Bahia paralisou as atividades, até o meio-dia, nas agências do Santander da Barra, Pituba, Tancredo Neves, Mercês, Calçada e Alphaville. Para fugir das obrigações trabalhistas, há algum tempo, o banco espanhol demite funcionários de setores inteiros e recontrata como CNPJ, por meio de outras empresas do grupo. Terceirizados, os trabalhadores perdem toda proteção da CCT.

Camaçari

22.8.24 dia de luta terceirizacao camacari.jpg fd7fc

 

O Sindicato de Camaçari também retardou o funcionamento da agência 3593 do Santander e nenhum funcionário ou segurança entrou na agência até o meio dia. No protesto em frente à unidade, os dirigentes sindicais conversaram com clientes e bancários sobre os motivos da manifestação e o andamento da campanha salarial da categoria.

 Ilhéus

22.8.24 dia de luta terceirizacao ilheus 3 35a8d

Nesta quinta-feira, o Sindicato dos Bancários de Ilhéus e Região promoveu um ato em defesa dos direitos da categoria, com o fechamento temporário da agência do Santander em Ilhéus, que teve suas atividades paralisadas até às 12h. A decisão de fechar a agência foi motivada pela grave situação enfrentada por trabalhadores do Santander, um dos bancos que mais terceiriza serviços no Brasil.

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar