Bancários entregam minuta de reivindicações específicas ao Itaú
Em reunião na última sexta-feira (10/2), em São Paulo, os representantes dos bancários entregaram a pauta de reivindicações específicas dos funcionários do Itaú à direção do banco. O documento possui nove itens: emprego, remuneração, metas abusivas, saúde e condições de trabalho, segurança bancária, liberdade sindical, previdência complementar, plano de saúde e igualdade de oportunidades.
A negociação da minuta, construída no Encontro Nacional de Dirigentes Sindicais do Itaú Unibanco, será feita em blocos temáticos ao longo do primeiro semestre. A primeira reunião está prevista para o final de fevereiro e terá como tema o Plano de Saúde, além de dois itens do bloco de remuneração: PCR (Participação Complementar nos Resultados) e auxílio-educação. Os demais encontros devem acontecer quinzenalmente, com temas escolhidos previamente.
Durante a reunião foi entregue ao banco uma carta endereçada ao presidente do Itaú Unibanco, Roberto Setúbal, na qual a Contraf-CUT cobra proteção da vida dos trabalhadores e clientes do banco. Demonstrando a contrariedade à retirada de portas giratórias com detectores de metais nas agências e postos de atendimento.
Os bancários cobraram ainda o pagamento imediato da segunda parte da Participação nos Lucros e Resultados (PLR) e o fim das demissões no banco, que chegaram a quase 5 mil em 2011.

